Categories: Maquiagem

O perigo de usar maquiagem vencida

Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base para espantar as olheiras marcadas. É normal sair de casa só depois de uns minutinhos de aplicação do corretivo, do batom e do blush. Mas atenção: maquiagem também tem data de validade e usá-la depois disso pode ser um botão de acesso para alergias, pele irritada e muita coceira. Os cosméticos, assim como todos os outros produtos, são feitos de conservantes, perfumes, corantes e outros ingredientes que têm, sim, uma data limite para funcionar sem causar nenhum dano à pele.

Quando a data de validade da maquiagem (seja qual for o produto) não for respeitada, você estará colocando sua pele em risco e sua saúde também, consequentemente. Quando todos esses ingredientes usados nas fórmulas estão dentro do prazo de validade, é sinal de que sua pele ficará protegida do sol, de manchas, de irritações, além de inflamações provocadas por bactérias ou até mesmo fungos. Se o prazo já estiver vencido, toda essa proteção vai pelo ralo!

Resultado: sua pele ficará mais sensível e também poderá ser contaminada por uma bactéria, causando vermelhidão, coceira, alergia e outros problemas de pele. Quando o produto vencido é aplicado no rosto , ele não fará todo o papel de cuidar da pele. Você aplica e, mesmo assim, sai para a rua deixando a pele aberta para bactérias e fungos que podem estar no ar da rua, no banheiro do seu trabalho ou no ônibus lotado logo de manhã.

A pele ficará vermelha, você vai sentir vontade de coçar e, aos poucos, seu rosto vai ficar totalmente inchado. Pode até criar bolhas e inflamar em questão de horas ou dias, dependendo do número de vezes que você aplicar o produto vencido. Por isso, é bom ficar de olhos abertos para o prazo de validade da base, do corretivo, da sombra e assim vai! É importante saber que todos (todos mesmo!) os produtos de maquiagem têm um prazo de vida.

Se você não encontrar a validade no rótulo ou na embalagem, fique de olho se a textura do produto não muda de cor ou fica mais pastosa ou líquida. Quando a textura muda e o cheiro fica mais forte ou azedo, é sinal que a maquiagem está vencida. A base pode ficar mais líquida que o normal, o blush e a sombra em pó podem se quebrar com mais facilidade, como se fossem uma farinha e o corretivo ou até mesmo o pó compacto pode perder a cor e ficar mais amarelado. Tudo isso é sinal de validade vencida e, aí, não resta outra coisa: o produto precisa ser jogado no lixo!

Na primeira aplicação do produto vencido, sua pele poderá ficar vermelha e coçar. Mas como você não vai imaginar que o produto está fora do prazo de validade, vai continuar passando por um ou dois dias, até sentir a pele mais sensível, mais vermelha ainda e com muita coceira, como já dito. Se o produto for um lápis de olho ou um delineador, o olho vai coçar e ficar irritado. Se o uso for contínuo, a visão pode ficar alterada e também provocar problemas maiores, como irritação da córnea.

O perigo de usar maquiagem vencida
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

2 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás