in

Magreza: Uma Obsessão!

Acho que ter um corpo legal e saudável é das melhores coisas da vida, porque simboliza equilíbrio, o que é fundamental para que se viva bem, e isso em todos os sentidos.

Contudo, não se pode, em novo do equilíbrio, pisar no acelerador e sair correndo, sem limites, em direção ao chamado peso ideal. Primeiro que peso ideal é algo muito relativo e depende demais da estrutura corporal de cada indivíduo, segundo que isso já virou obsessão, e vem atingindo sobretudo as meninas mais novinhas, que ainda não tem o corpo e o emocional formados completamente, o que é um perigo.

Sim, mais do que nunca se fala em plus size e todas as suas vertentes, mas o fato é que o excesso de peso é tabu e, não raras vezes, considerado como uma derrota pessoal. Aliás, li essa semana uma matéria que dizia que uma marca declarou abertamente que não fabrica números maiores porque não quer que pessoas gordas usem suas roupas, que são feitas para pessoas “populares”. A coisa é ridícula, mas ao menos a marca teve a “coragem”, se é que se pode falar isso, de declarar abertamente o que tantas fazem de forma velada.

bb7981c144

Diante desse tipo de coisa, e de tantas outras que vemos todos os dias, é de se esperar que as pessoas andem cada vez mais obcecadas pela magreza, o que me preocupa por diversos motivos.

O primeiro está relacionado a questão da autoestima, pois é fato que quem está acima do peso, na maioria das vezes, vê sua autoestima ser reduzida a pó diante dos olhares, risadinhas e frases discriminatórias. E uma pessoa que passa por isso é uma séria candidata a ter distúrbios alimentares, como bulimia e anorexia, problemas sérios, problemas que matam, que incapacitam, que destroem uma pessoa.

O segundo motivo diz respeito justamente a esses transtornos, porque já vi meninas de 10, 11 anos, simplesmente pularem refeições e não se alimentarem direito pra não engordar. O detalhe é que todas tinham o corpo normal para a idade, um corpo ainda em formação, que vai sofrer as consequências das privações de nutrientes a que estão sendo submetidos.

Isso tudo causa danos, físicos e psíquicos, que são complicadíssimos de serem tratados.

Falando dos aspectos físicos, a deficiência de nutrientes pode ocasionar doenças, e doenças graves, e isso precisa ser sinalizado, já que leva a perda de cabelos, ao enfraquecimento das unhas, a doenças de pele, a gastrite, a esofagite e a outros problemas sérios.

Essa obsessão generalizada pela magreza é a principal causa da anorexia e da bulimia, porque, com o intuito de alcançarem o tal do corpo perfeito, milhares de mulheres se submetem às dietas mais absurdas e radicais possíveis, e vão ficando cada vez mais magras e doentes, física e emocionalmente.

 É preciso, de verdade, que seja feito um trabalho de desconstrução do atual padrão de beleza, o que não é tarefa fácil, já que, economicamente, não é viável, mas é essencial, sob pena de termos, em poucos anos, uma verdadeira epidemia de transtornos alimentares.

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Aprendendo a Usar Batom

Como Manter a Coloração Por Mais Tempo?