Falar de amor nunca é fácil, muito menos simples. Falar de relacionamentos menos ainda.
Mas o boom da música do Roberto, Esse Cara Sou Eu, me fez parar um pouco para refletir sobre esses temas, porque é notório que a música mexe com o imaginário de meninas e mulheres de todas as idades. E por quê? Porque desde cedo somos condicionadas a acreditar em contos de fadas, em príncipes, naquele homem que vai chegar e mudar as nossas vidas, com o qual seremos felizes para sempre.
E isso é a maior cilada, para dizer o mínimo. E é a maior fonte de frustração para as mulheres, que enchem os consultórios de psicólogos, psiquiatras, analistas e terapeutas tentando entender a sua patética vida amorosa.
E sabe porque tudo isso?
Porque não existem príncipes, não existem princesas e não existem contos de fadas. O que existem são pessoas reais, vivendo vidas reais. O que existem são homens que, na maioria dos casos, tentam ser caras legais, construir relações bacanas e fazer com que suas histórias deem certo. Só que eles não são deuses, eles não nascem sabendo, eles não aprenderam a ser o que nós acreditamos que eles deveriam ser.
Sim, ele pode te amar, te adorar, te desejar, te venerar, mas não significa que vá demonstrar isso da forma como você acha que ele deveria demonstrar, simplesmente porque cada um é de um jeito e não existe, nesse caso, certo e errado. O que existem são pessoas que demonstram o que sentem da forma que sabem demonstrar, e exigir que o outro demonstre o amor da forma que você quer é não respeitar as características do outro, porque cada um é o que é e amar é aceitar isso.
Não, o homem da sua vida não vai te esperar sempre sorrindo, porque assim como você, ele tem uma vida e isso implica problemas, neuras, tensão, ansiedades, tristezas e rotina. Mas ele pode, sim, te fazer sorrir naqueles momentos onde um sorriso é tudo de que você precisa para seguir em frente e amenizar a tristeza e a dor.
Se ele te ama, ele vai sentir sua falta, sim, mesmo que não diga, porque ele pode estar tão ocupado fazendo o possível (e ás vezes o impossível) para realizar os seus sonhos – sim, os seus – que não sobra tempo para nada. Já parou para pensar nisso? Que ele trabalha feito louco para te dar uma casa legal, uma viagem bacana e uma vida confortável? Você sabe, por um acaso, tudo que ele precisa passar ou quantas coisas ele precisou deixar para trás para cuidar de você e dos filhos de vocês?
Não, não existem heróis, o que existe é aquele cara que, dentro do que pode, faz tudo por você. Aquele cara normal, que é amigo, que é companheiro, que chega junto e assume o “barco” junto contigo, que te respeita e que respeita o que vocês construíram. Mas esse mesmo cara tem defeitos, assim como você tem, e erra, e se engana e faz muitas coisas que te magoam, não porque ele quer, mas talvez porque é a única forma que ele sabe e se você não aprender a aceitar isso, nunca vai poder fazer daquele cara, aquele normal, o tal do príncipe dos seus sonhos, mas um príncipe real, como deve ser!
Pensem nisso!
Beijos
Ju Lopes