Categories: Papo de mulher

Nunca Desista Dos Seus Sonhos – Livro

Auto-ajuda não é exatamente o tipo de livro que me atrai, mas fiquei super curiosa pra ler esse livro de Augusto Cury pois ele faz uma análise de um dos meus personagens históricos favoritos, que é Abraão Lincoln.

Comprei o livro meio cismada, mas já na dedicatória ele me ganhou, pois começa assim: ” Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se transformam em golpes fatais. Mas, se você tiver grandes sonhos… Seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão oportunidades, seus medos produzirão coragem. Por isso, meu ardente desejo é que você NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!”

É, eu sou dessas que sonha… Eu jamais conseguiria conceber uma vida sem sonhos, porque é sonhando que a gente modifica, cria, constrói, supera, conquista, alcança… É sonhando que a gente transforma… É sonhando que a gente vive uma vida plena de significado.

Mas é  sonhando que a gente se arrebenta  também, que a gente se machuca, que a gente cai, que a gente se decepciona, que a gente se fere…Mas só assim a gente vive de verdade e,  como diz Vinícius ( de Moraes), ” quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu, porque a vida só se dá pra quem se deu, pra quem chorou, pra quem amou, pra quem sofreu…

Eu nunca consegui entender como algumas pessoas desperdiçam uma existência inteira sem sonhar, sem realizar, sem nunca ter provado o sabor de um sonho realizado… Muitas vezes já questionei isso e a resposta que sempre ouvi foi “eu não tenho tempo pra isso, eu faço o que eu tenho que fazer”…

Eu concordo que a gente deve fazer o que tem que fazer, mas somente com o intuito de poder fazer o que a gente quer fazer… Esse “ fazer o que tem que fazer “ deve sempre ser o  meio, mas  nunca o  objetivo final…

O que o Augusto Cury faz nesse livro é basicamente nos inspirar através das histórias de quatro grandes sonhadores (Jesus, Abraham Lincoln, Martin Luther King e ele mesmo, Augusto Cury). Ele mostra o quanto essas pessoas acreditaram em seus sonhos e buscaram realiza-los independente das circunstâncias, independente das derrotas, das quedas, das dúvidas… E, mais importante ainda, mostra como essas pessoas não se tornaram escravas dos seus fracassos, mas sim transformaram os fracassos em motivação para seguir adiante.

É realmente um livro motivador e eu super recomendo! Assim, caiu por terra meu “preconceito” com os livros de auto-ajuda, o que foi ótimo pra desbancar essa arrogância que me fazia sentir superior a algo que eu sequer conhecia.

Vou colocar uns trechinhos para vocês, tá?

1 – “Todos deveríamos em algum momento da existência ques­tionar nossas vidas e analisar pelo que estamos lutando. Quem não consegue fazer este questionamento será servo do sistema, viverá para trabalhar, cumprir obrigações profissionais e apenas sobreviver. Por fim, sucumbirá no vazio.”

2 –  “Eles ( os sonhadores)  atravessaram turbulências quase que insuperáveis. Suportaram pressões que poucos tolerariam. Viveram dias ansiosos, senti­ram-se pequenos diante dos obstáculos.

Alguns foram chamados de loucos, outros, de tolos. Zombaram de alguns, outros foram discriminados. Tinham todos os motivos para desistir dos seus sonhos e, em certos momentos, até da própria vida. Mas não desistiram. Quais foram os seus segredos?

Eles fizeram da vida uma aventura. Não foram aprisionados pela rotina. Claro, é impossível escapar da rotina. Em muitos momen­tos ela é um calmante necessário. Mas esses sonhadores passaram pelo menos 10% do seu tempo criando, inventando, descobrindo.

Tiveram uma visão panorâmica da existência em templo nu­blado. Foram empreendedores, estrategistas, persuasivos, amigos do otimismo. Foram sociáveis, observadores, analíticos, críticos.

Fizeram escolhas, traçaram metas e as executaram com paciência.

3- “A maior genialidade não é aquela que vem da carga genéti­ca nem a que é produzida pela cultura acadêmica, mas a que é construída nos vales dos medos, no deserto das dificuldades, nos invernos da existência, no mercado dos desafios.”

4-  “ Se os seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil.”

5 –“ Shakespeare disse que “quando se avistam nuvens, os sábios vestem seus mantos”. Sim! A vida tem inevitáveis tempestades. Quando elas sobrevêm, os sábios preparam seus mantos invi­síveis: protegem sua emoção usando sua inteligência como pare­des e os seus sonhos como teto.”

6 – “Precisará sonhar com a leveza da vida para superar as decepções causadas pelos estranhos e para vencer as mágoas causadas pelas pessoas que você ama.

Precisará sonhar com a solidariedade para compreender os erros dos outros, perdoar seus atos insensatos, ter esperança de que um dia mudarão. Precisará de sonhos para entender que ninguém pode dar o que não tem.”

7 – “Você não precisará de sonhos para superar uma pequena tris­teza ou um momento de ansiedade. Mas precisará de espeta­culares sonhos para vencer uma crise depressiva, o desânimo, a falta de coragem de viver, e, assim, acreditar que todo transtorno psíquico por mais dramático que seja pode ser superado.”

8 – “Precisará de sonhos que exaltam a grandeza da vida para superar uma síndrome do pânico, um transtorno obsessivo, uma doença psicossomática, um estresse pós-traumático gerado por um acidente ou uma crise financeira. Somente os sonhos nos fazem suportar uma perda irreparável. Eles lubrificam os olhos do coração: fazem uma mãe que perdeu um filho enxergá-la brincando na eternidade.”

9  – “Precisará de sonhos para não ser escravo da culpa, prisioneiro do passado, servo das preocupações do futuro. Precisará deles para sair da platéia, resgatar a liderança do “eu”, deixar de ser vítima das suas mazelas psíquicas, reeditar o filme do incons­ciente e tornar-se autor da sua própria história.”

10 – “Precisará de singelos sonhos para cobrar menos de si e das pessoas que o rodeiam; para elogiar, brincar, cantar e com­preender mais. Além disso, precisará de muitos sonhos para zombar dos seus medos, debochar da sua insegurança, dar risadas das suas manias e, assim, viver relaxada. “

Pra finalizar, vou colocar uma música do Chico (Buarque) que todo mundo deveria ler!

Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer
O inimigo invencível
Negar
Quando a regra é vender
Sofrer
A tortura implacável
Romper
A incabível prisão
Voar
Num limite improvável
Tocar
O inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão

Gostaram meninas?  Quem quiser ler o livro completo pode pegar AQUI, quem não conseguir pode me pedir por e-mail que eu envio, tá?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br 

Nunca Desista Dos Seus Sonhos – Livro
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: Livros
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Estria Tratamento – Como Tirar, Resenhas, Cremes, Tratamentos Caseiros

Estria Tratamento - Como Tirar, Resenhas, Cremes, Óleos, Tratamentos estéticos, Receitas Caseiras. Cremes mais bem aliados no Brasil e no…

2 dias atrás

Como Fazer o Cabelo Crescer Mais Rápido [novo]

Seu cabelo está demorando muito pra crescer? Conheça complexos vitamínicos e alimentos que podem mudar essa situação em alguns meses.

2 dias atrás

Shampoo de Hibisco Para O Cabelo Crescer

Hoje vou te ensinar a fazer o shampoo de Hibisco para crescimento dos cabelos. O hibisco promove aos cabelos múltiplos…

2 dias atrás

Vídeo Como Fazer o Rabo de Cavalo Perfeito

Oi minhas lindas, rabo de cavalo é um penteado fácil e atemporal, nunca sai de moda. Mas você já parou…

2 dias atrás

Como Clarear Axilas Escuras?

Como clarear axilas escuras O surgimento de manchas escuras nas axilas pode ter como causas uma má limpeza da região,…

2 dias atrás

Poros Dilatados – Melhores Tratamentos

Poros Dilatados - O que é? Como evitar? Como disfarçar? Melhores Tratamentos. Quem tem poros dilatados sofre. É um problema…

3 dias atrás