O que são antioxidantes?

O que são antioxidantes?
O que são antioxidantes?

No meio ambiente estão presentes radicais livres, como, por exemplo, o cloro, o sol, a poluição, a poeira, as substâncias tóxicas e o sal. Os radicais livres liberam átomos, ou toxinas, que vão parar na superfície da pele e promovem efeitos maléficos para a pele, tais como o envelhecimento precoce, a aceleração da formação de rugas, a aceleração da formação de linhas de expressão, as manchas hiperpigmentadas, o aumento da quantidade de sardas, a perda de elasticidade das fibras, o ressecamento e a despigmentação esbranquiçada. Para atenuar estas ações maléficas dos radicais livres, existem alimentos e cremes que são antioxidantes.

Mas, o que é um antioxidante mesmo?

Trata-se de um ativo, formulado à base de ácido elágico, ácido retinóico, vitamina A, vitamina C, vitamina E, retinol, licopeno, picnogenol, revesratrol, pomegranate ou coffeberry, que são substâncias encontradas em alimentos e bebidas, como, por exemplo, o tomate, a goiaba, o vinho, o café, o chá verde e a romã. Estes ativos fornecem uma camada de proteção invisível na superfície da pele, impedindo que as toxinas tenham contato com o rosto e o corpo. Desta forma, os cremes antioxidantes combatem os radicais livres através da proteção da elastina, das fibras e do colágeno.

Cremes antioxidantes

Como possui baixas concentrações de ácidos que podem provocar efeitos contrários ao desejado, os cremes antioxidantes encontrados nas lojas de cosméticos e nas farmácias podem ser usados sem medo respeitando sempre as recomendações dos fabricantes. Como cada marca conta com diferentes tipos de combinações dos ativos citados, pode-se aplicar dois produtos complementares, com ingredientes diferentes, para potencializar os efeitos antioxidantes da pele.

Quer um exemplo?

O antioxidante formulado à base vitamina C faz uma ótima combinação com o antioxidante formulado à base de vitamina E, pois ambos juntos oferecem uma proteção bem mais potente contra os efeitos dos raios solares.

Os radicais livres também fazem seus efeitos maléficos através da respiração por conta do cigarro e das bebidas alcoólicas, que comprovadamente aceleram a quedados cabelos e promovem o envelhecimento precoce, resultando em rugas e linhas de expressão. É possível notar que as pessoas que fumam e bebem envelhecem muito mais rápido do que as demais. Só que, ao ficar exposta junto com uma dessas pessoas, você também estará sofrendo os efeitos maléficos da fumaça do cigarro que vai direto para o seu nariz. A fumaça causa o que é chamado de estresse oxidativo, ou seja, desequilibra a defesa do organismo. Mas, combater os radicais livres com outros tipos de antioxidantes, que não os cremes, também melhora a saúde em geral e não apenas os fatores estéticos. Os alimentos, as bebidas e os suplementos que são antioxidantes melhoram o coração, a circulação sanguínea e aceleram a renovação celular, além de prevenirem o câncer, as doenças cardiovasculares, as plaquetas.

Alimentos antioxidantes

Alguns alimentos antioxidantes são a cenoura, a uva, a abóbora, o melão, o damasco, o brócolis, a batata, o fígado, a laranja, o limão, a acerola, o morango, o kiwi, os vegetais, os cereais, o caju, as verduras, os legumes e o tomate. Também fazem parte desta lista as nozes, as amêndoas, as castanhas, os ovos, as sementes, o óleo de coco, o germe de trigo, os peixes, os frutos do mar, as carnes, os frangos, a soja e o açafrão.

Antioxidantes suplementos em cápsulas

Para consumir uma dose maior de antioxidantes, existem alguns suplementos em forma de cápsulas que são ideais para quem precisa muito desta reposição, pois o excesso pode provocar efeitos colaterais e problemas de saúde. Um exemplo do poder destas cápsulas é o fato de 500 miligramas de vitamina C pura serem equivalentes ao consumo de oito laranjas, o que não exclui a necessidade de comer laranjas.

O que são antioxidantes?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.