Alimentos que eliminam o sal do corpo e diminuem a retenção

A quantidade de sal que os brasileiros consomem por dia é sempre maior que a recomentada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde. Geralmente, os brasileiros comem três vezes mais sal do que o recomendado. É isso mesmo: o triplo de sal por dia! São 12g ingeridas em vez de 3g permitidas. Resultado disso: problemas de circulação, hipertensão, retenção de líquidos e inchaços são alguns dos males causados pelo excesso de sal e sódio no organismo.

Além de cuidar da quantidade ingerida e também trocar o sal por temperos naturais, como manjericão, pimenta, alho e ervas, você pode ajudar seu organismo com outras ações. São medidas recomendadas para quem quer eliminar a quantidade de sal do organismo e, assim, não prejudicar a saúde. A principal delas é beber muita água. Os dois litros indicados pelos especialistas da saúde são justamente para limpar o organismo e controlar a quantidade de sódio no corpo. Com ela, você evita o aumento da pressão arterial e problemas como retenção de líquidos.

Na mesma categoria estão os chás diuréticos. Eles conseguem limpar o organismo e estimulam o corpo a fazer mais xixi, eliminando as toxinas, principalmente o sódio, do corpo. Além disso, os chás como cavalinha, rosa-mosqueta, hibisco, cabelo de milho e dente-de-leão conseguem desinchar o corpo, tirando o líquido retido do organismo, eliminando também o inchaço. Eles estimulam o funcionamento dos rins, evitando problemas como pedras renais e infecções. Você pode tomar até quatro xícaras de chás por dia, sem problemas.

salt shaker

Ainda na categoria “água”, que elimina as toxinas e o sódio pela urina, está a água de coco. Ela é uma ótima aliada para expulsar o sal do organismo. Além disso, hidrata o corpo e deixa a pele mais saudável. A água de coco ajuda, ainda, a melhorar os níveis de colesterol ruim e ameniza o risco de problemas no coração. É riquíssima em potássio, que ajuda a evitar retenção de líquido, e também é diurética, que atua no corpo, desinchando principalmente a região abdominal. Ela não substitui a água, apenas complementa o seu benefício, ok? O recomendado é beber pelo menos 300ml por dia de água de coco. Pode ser natural ou comprada no mercado.

Além de beber muito líquido, você também pode consumir frutas que ajudam a hidratar o corpo, além de expulsar o sal e o sódio do organismo. Elas são ricas em vitaminas e em água na sua composição, que ajudam a eliminar os líquidos retidos por conta da quantidade de sal e sódio. A mais indicada de todas é a melancia. Depois vem o limão, a laranja, o abacaxi e também o melão. Todas elas são fontes diuréticas e que também hidratam o corpo.

Além dessas frutas, está liberado o consumo de pepino, alface, todas as folhas verdes e também legumes como chuchu e abobrinha. Você pode consumir estas frutas e legumes todos os dias, sempre no almoço e no jantar, ou nos lanches da tarde.

Outro super aliado na hora de eliminar o sal e controlar o nível de sódio no corpo é o potássio. Esse nutriente ajuda a regular a pressão e também ameniza a quantidade de sódio no organismo, estimulando os rins a funcionarem melhor. Os alimentos ricos em potássio são: banana, abóbora, peixes magros, damascos e batata amarela.

Alimentos que eliminam o sal do corpo e diminuem a retenção
4.7 (93.33%) 3 Votos

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

2 Comments
  1. Esta página é excelente, busquei por alimentos para retenção de liquidos e baixar a pressão arterial e estou satisfeito com o conteúdo, clareza e riquesa de detalhes, parabéns e obrigado,

  2. Sidnei Rodrigues Duarte disse:

    Parabéns, essa foi a melhor matéria em esclarecimento. Agora estou bem orientado. Obrigado por nos ajudar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.