Alimentos Que Melhoram O Seu Humor!

Alguns alimentos, em decorrência do poder de alterar alguns neurotransmissores, são especialmente indicados para garantir o bom humor diário. É que neurotransmissores como a fenilletilamina e a serotonina influem diretamente no humor. A serotonina, por exemplo, é a substância do bem-estar e está relacionada ao apetite, ao prazer, ao sono e ao humor, enquanto a feniletilamina melhora quadros de cansaço, de fadiga e de apatia.

Sabendo quais são os neurotransmissores importantes para o caso em questão (o tal do humor), é hora de conhecer os alimentos que servem de matéria-prima para a liberação deles.

No caso da serotonina, o triptofano é o aminoácido chave, pois ele está diretamente relacionado com os níveis desse neurotransmissor, e ele está presente em ovos, banana, carnes e cereais integrais.

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Um alimento bom como fonte de triptofano é a aveia, que contém altos teores desse aminoácido, além de, é claro, regular o funcionamento intestinal. Assim como a aveia, a banana também é rica em triptofano, mas também em vitamina B6, em biotina, em magnésio e em potássio, que ajudam na regulação do humor e previnem as crises de ansiedade, irritabilidade e até depressão, no caso da vitamina B6 (piridoxina). O grão de bico, além de ser rico em magnésio, contém também triptofano, que é matéria-prima da serotonina, o que, por sua vez, promove sensação de bem-estar.

Falando em magnésio, vale investir na lentilha, que é rica nesse mineral tão importante para o controle da ansiedade e que, de quebra, promove uma sensação de relaxamento e melhora o sono.

O chocolate, paixão de 9 entre 10 mulheres, sobretudo no período menstrual, é outro alimento que influi positivamente no humor. Como é rico em tirosina, que é precursora da serotonina e do gaba, gera uma maior sensação de bem-estar, proporciona calma e relaxamento. Além disso, o chocolate também ajuda a estimular a produção de dopamina e endorfina, que, assim como o gaba, são responsáveis pelo relaxamento. De quebra, o chocolate é rico em feniletilamina e teobromina, que estimulam a sensação de prazer.

Falando em endorfina, vale lembrar da pimenta, que contém capsaicina e estimula a produção de endorfina, o que contribui para o relaxamento e bem estar.

Outra aposta certeira são os alimentos ricos em vitaminas do complexo B e em carboidratos complexos, que influenciam no funcionamento cerebral, estimulam a produção de neurotransmissores e ajudam em todo o funcionamento do organismo.

Além de apostar nos alimentos do bom humor, é preciso evitar os que proporcionam efeito contrário, como as gorduras em excesso, os doces e os carboidratos refinados, que deixam o humor instável, aumentam a irritabilidade e interferem negativamente na disposição, roubando seu ânimo.

Outros inimigos do bom humor são a cafeína e o álcool. O álcool gera uma sensação imediata de relaxamento e bem-estar, mas o resultado mediato é completamente diferente, já que, pouco depois, ele tende a causar mal-estar e ansiedade. A cafeína, que é um estimulante, acaba, se consumida em doses mais altas, gerando irritabilidade, que é inimiga do bom humor!

Beijos

Ju Lopes

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