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Alimentos Que Melhoram O Seu Humor!

Alguns alimentos, em decorrência do poder de alterar alguns neurotransmissores, são especialmente indicados para garantir o bom humor diário. É que neurotransmissores como a fenilletilamina e a serotonina influem diretamente no humor. A serotonina, por exemplo, é a substância do bem-estar e está relacionada ao apetite, ao prazer, ao sono e ao humor, enquanto a feniletilamina melhora quadros de cansaço, de fadiga e de apatia.

Sabendo quais são os neurotransmissores importantes para o caso em questão (o tal do humor), é hora de conhecer os alimentos que servem de matéria-prima para a liberação deles.

No caso da serotonina, o triptofano é o aminoácido chave, pois ele está diretamente relacionado com os níveis desse neurotransmissor, e ele está presente em ovos, banana, carnes e cereais integrais.

Um alimento bom como fonte de triptofano é a aveia, que contém altos teores desse aminoácido, além de, é claro, regular o funcionamento intestinal. Assim como a aveia, a banana também é rica em triptofano, mas também em vitamina B6, em biotina, em magnésio e em potássio, que ajudam na regulação do humor e previnem as crises de ansiedade, irritabilidade e até depressão, no caso da vitamina B6 (piridoxina). O grão de bico, além de ser rico em magnésio, contém também triptofano, que é matéria-prima da serotonina, o que, por sua vez, promove sensação de bem-estar.

Falando em magnésio, vale investir na lentilha, que é rica nesse mineral tão importante para o controle da ansiedade e que, de quebra, promove uma sensação de relaxamento e melhora o sono.

O chocolate, paixão de 9 entre 10 mulheres, sobretudo no período menstrual, é outro alimento que influi positivamente no humor. Como é rico em tirosina, que é precursora da serotonina e do gaba, gera uma maior sensação de bem-estar, proporciona calma e relaxamento. Além disso, o chocolate também ajuda a estimular a produção de dopamina e endorfina, que, assim como o gaba, são responsáveis pelo relaxamento. De quebra, o chocolate é rico em feniletilamina e teobromina, que estimulam a sensação de prazer.

Falando em endorfina, vale lembrar da pimenta, que contém capsaicina e estimula a produção de endorfina, o que contribui para o relaxamento e bem estar.

Outra aposta certeira são os alimentos ricos em vitaminas do complexo B e em carboidratos complexos, que influenciam no funcionamento cerebral, estimulam a produção de neurotransmissores e ajudam em todo o funcionamento do organismo.

Além de apostar nos alimentos do bom humor, é preciso evitar os que proporcionam efeito contrário, como as gorduras em excesso, os doces e os carboidratos refinados, que deixam o humor instável, aumentam a irritabilidade e interferem negativamente na disposição, roubando seu ânimo.

Outros inimigos do bom humor são a cafeína e o álcool. O álcool gera uma sensação imediata de relaxamento e bem-estar, mas o resultado mediato é completamente diferente, já que, pouco depois, ele tende a causar mal-estar e ansiedade. A cafeína, que é um estimulante, acaba, se consumida em doses mais altas, gerando irritabilidade, que é inimiga do bom humor!

Beijos

Ju Lopes

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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

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