Benefícios da Maca Peruana para a Saúde

A maca peruana é um tônico geral do organismo, sendo uma planta adaptógena, ou seja, ajuda na adaptação das mais diversas condições do ambiente e aumenta a força, turbinando o sistema imunológico e aumentando a resistência muscular, sendo muito indicado na velhice e também em casos de fadiga.

Por conter ômega 3 (sim, ele mesmo!), a maca peruana ajuda proteger o sistema cardiovascular devido ao seu efeito, vasodilatador. Além disso, reduz o colesterol, já que contém, também, ômega 9. E os aminoácidos presentes na sua composição ajudam a controlar a gordura do sangue e também a hipertensão.

Mas não é só isso… A maca peruana consegue prevenir o desenvolvimento da diabetes por dois mecanismos distintos. Primeiro ela reduz a absorção da glicose pelo sangue por causa do alto teor de fibras e, em segundo lugar, inibe a ação de uma certa enzima que age no processo digestivo, o que evita a liberação de muita insulina de uma só vez, o que poderia resultar numa resistência à insulina e, consequentemente, favorecer a diabetes.

A osteoporose, que vem assustando muita gente, sobretudo as mulheres na menopausa devido a redução dos níveis de estrógeno, também pode ser prevenida com o consumo regular da maca peruana. É que ela contém boas quantidades de cálcio, e para cada 100g oferece até 150 mg de cálcio, o que é mais do que o leite, por exemplo, oferece.

maca

Além de conter boas doses de cálcio, contém, para cada 100g, 16.6 mg  de ferro, o que ajuda na prevenção da anemia ferroativa. Vale lembrar que os homens necessitam de, em média, 11 mg da substância por dia, enquanto as mulheres necessitam de 18 mg, variando conforme a idade.

Além de proporcionar todos esses benefícios, é uma planta segura, sem relatos de toxidade, que não afeta o sistema nervoso e que pode ser tomada por longos períodos, sem o risco de intoxicações ou dependência.

Entretanto, é preciso abrir um “parêntese” em relação a gestantes e lactantes, que só devem consumir a maca peruana com indicação e acompanhamento médico. Apesar disso, sabe-se que ela é ótima nessas fases, pois equilibra os níveis hormonais.

Pacientes com doenças crônicas também precisam consultar seu médico antes de fazer uso da maca peruana.

Vale lembrar que se a sua dieta é rica em gorduras e alimentos industrializados, a maca peruana pode causar sintomas típicos dos processos de desintoxicação, pois ela realmente “limpa” todo o organismo.

Aqui no Brasil ela pode ser encontrada em forma de cápsulas, em pó ou mesmo o extrato seco. É facilmente encontrada em farmácias de manipulação e em casas de produtos naturais, e costuma ser barato nas três “versões”, o que facilita o acesso. O preço de 100g do extrato seco, que rende bem, custa 25 reais e as cápsulas também estão na mesma faixa de preço. Para quem oferece tantos benefícios, não é caro de jeito nenhum, ainda mais porque ajuda também a emagrecer e auxilia na libido, um problema enfrentado por meio mundo de gente!

Alguém aqui já usou? Conta aí vai!

Beijos

Ju lopes

Benefícios da Maca Peruana para a Saúde
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.