Previne o Envelhecimento
Esse é, com certeza, um dos benefícios da vitamina C que mais agrada a mulherada! O fato é que a vitamina C é uma vitamina antioxidante, o que significa que combate a ação dos radicais livres, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce.
Ajuda na Absorção de Ferro
Alguns nutrientes conseguem aumentar a absorção de outros, e esse é o caso da vitamina C e do ferro. Como é um antioxidante, a vitamina C age causando uma mudança na estrutura química do ferro, para que ele seja mais facilmente absorvido pelo organismo.
O ideal é que as mulheres consumam 75 mg de vitamina C por dia, e os homens 90 mg.
Previne os Derrames
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition comprovou que indivíduos com maior concentração de vitamina C no sangue correm menos riscos (42%) de sofrer derrames (acidente vascular cerebral).
Não se sabe ao certo as razões para isso, mas os estudos não deixam dúvidas quanto aos resultados.
Reduz o Crescimento de Tumores
Estudos publicados recentemente demonstraram que a vitamina C pode vir a desempenhar um papel importante para evitar o crescimento dos tumores e até ajudar na sua redução.
De acordo com os dados da pesquisa, a vitamina C ingerida em altas doses possui um efeito chamado de pró-oxidação, que pode gerar peróxido de hidrogênio e outras substâncias que ajudam a eliminar as células cancerosas.
Principais Fontes de Vitamina C
A vitamina C é facilmente encontrada, e em grandes quantidades, nas frutas cítricas, como a laranja e o limão, no abacaxi, na acerola, na goiaba, no morango, no tomate, no maracujá, nos vegetais verdes, nas verduras e em muitos outros alimentos.
Como a vitamina C é sensível a altas temperaturas, o ideal é que os alimentos que contêm essa substância não sejam submetidos a altas temperaturas.
Pode-se, ainda, lançar mão dos suplementos de vitamina C, que deve ser indicado por um especialista para não correr o risco de consumi-la em excesso e acabar causando danos ao organismo.
Sim, o excesso de vitamina C provoca problemas como aumento da excreção do ácido úrico e do oxalato, que é uma das causas dos temidos cálculos renais, diarreia, distúrbios gastrointestinais, dentre outros.
A suplementação de vitamina C é indicada para um grupo restrito de pessoas, como os idosos, os pacientes no pós-operatório, os fumantes, e os desnutridos, por exemplo. Lembrando, aqui, que estudos dão conta de que a suplementação não é tão eficiente quanto o consumo do ácido ascórbico derivado do alimento, já que em sinergia com outras substâncias ele age melhor.
Afasta o Mal de Alzheimer
Especialistas da Universidade de Ulm, na Alemanha, concluíram que a vitamina C é um santo remédio para manter o mal de Alzheimer bem longe. No estudo, feito com 74 pacientes com idade em torno dos 80 anos e função cognitiva comprometida, observou-se que dentre os que estavam em vias de desenvolver o problema os níveis de betacaroteno e de vitamina C eram bem menores. Ou seja, quanto mais vitamina C circulando pelo organismo, menores as chances do Alzheimer aparecer.
Beijos
Ju Lopes