Benefícios da Vitamina C Para a Sua Saúde

Previne o Envelhecimento

Esse é, com certeza, um dos benefícios da vitamina C que mais agrada a mulherada! O fato é que a vitamina C é uma vitamina antioxidante, o que significa que combate a ação dos radicais livres, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce.

Ajuda na Absorção de Ferro

Alguns nutrientes conseguem aumentar a absorção de outros, e esse é o caso da vitamina C e do ferro. Como é um antioxidante, a vitamina C age causando uma mudança na estrutura química do ferro, para que ele seja mais facilmente absorvido pelo organismo.

O ideal é que as mulheres consumam 75 mg de vitamina C por dia, e os homens 90 mg.

Captura de tela inteira 30042013 001857

Previne os Derrames

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition comprovou que indivíduos com maior concentração de vitamina C no sangue correm menos riscos (42%) de sofrer derrames (acidente vascular cerebral).

Não se sabe ao certo as razões para isso, mas os estudos não deixam dúvidas quanto aos resultados.

Reduz o Crescimento de Tumores

Estudos publicados recentemente demonstraram que a vitamina C pode vir a desempenhar um papel importante para evitar o crescimento dos tumores e até ajudar na sua redução.

De acordo com os dados da pesquisa, a vitamina C ingerida em altas doses possui um efeito chamado de pró-oxidação, que pode gerar peróxido de hidrogênio e outras substâncias que ajudam a eliminar as células cancerosas.

Principais Fontes de Vitamina C

A vitamina C é facilmente encontrada, e em grandes quantidades, nas frutas cítricas, como a laranja e o limão, no abacaxi, na acerola, na goiaba, no morango, no tomate, no maracujá, nos vegetais verdes, nas verduras e em muitos outros alimentos.

Como a vitamina C é sensível a altas temperaturas, o ideal é que os alimentos que contêm essa substância não sejam submetidos a altas temperaturas.

Pode-se, ainda, lançar mão dos suplementos de vitamina C, que deve ser indicado por um especialista para não correr o risco de consumi-la em excesso e acabar causando danos ao organismo.

Sim, o excesso de vitamina C provoca problemas como aumento da excreção do ácido úrico e do oxalato, que é uma das causas dos temidos cálculos renais, diarreia, distúrbios gastrointestinais, dentre outros.

A suplementação de vitamina C é indicada para um grupo restrito de pessoas, como os idosos, os pacientes no pós-operatório, os fumantes, e os desnutridos, por exemplo. Lembrando, aqui, que estudos dão conta de que a suplementação não é tão eficiente quanto o consumo do ácido ascórbico derivado do alimento, já que em sinergia com outras substâncias ele age melhor.

Afasta o Mal de Alzheimer

Especialistas da Universidade de Ulm, na Alemanha, concluíram que a vitamina C é um santo remédio para manter o mal de Alzheimer bem longe. No estudo, feito com 74 pacientes com idade em torno dos 80 anos e função cognitiva comprometida, observou-se que dentre os que estavam em vias de desenvolver o problema os níveis de betacaroteno e de vitamina C eram bem menores. Ou seja, quanto mais vitamina C circulando pelo organismo, menores as chances do Alzheimer aparecer.

Beijos

Ju Lopes

Benefícios da Vitamina C Para a Sua Saúde
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.