Benefícios do Alecrim

O alecrim é uma das plantas aromáticas mais antigas  e utilizadas da humanidade, tendo uso medicinal, cosmético e até religioso.

É importante colher o alecrim entre as 6 horas e as 10 horas da manhã para preservar a qualidade de seus compostos bioativos, como o pineno, o ácido rosmarínico, a cânfora, o ácido cafélico e o limoneno.

Suas folhas secas ou frescas são utilizadas para preparos de chás e infusões usados no tratamento de várias doenças. O óleo essencial do alecrim, que é excelente, é extraído das partes floridas, mas possui as mesmas propriedades, só que potencializadas. Esse óleo possui propriedades estimulantes, antimicrobianas e cicatrizantes, sendo, por isso, muito utilizado no tratamento de caspas e dermatites no couro cabeludo.

Estudos vem comprovando que o alecrim é eficaz no controle da gripe, da tosse, na asma, das dores causadas por contusões, das dores reumáticas, além de equilibrar a pressão arterial, auxiliar na digestão, possuir ação sedativa e ser diurético.

A tintura de alecrim é muito utilizada aqui no nordeste do país para controlar gazes e azia, já que ele possui ação carminativa, e também para combater o mau hálito, as aftas, as gengivites e as estomatites, desde que utilizadas em bochechos.

Captura de tela inteira 28032013 201335

Utiliza-se, ainda, a tintura e/ou o óleo essencial de alecrim em compressas para ajudar em casos de cólicas, dores de cabeça e contusões. Além disso, esse óleo tem uma ação antiviral potente.

O alecrim é utilizado também para problemas de memória, e essa propriedade já foi, inclusive, objeto de  estudo, que comprovou que o óleo essencial de alecrim aumenta o desempenho cognitivo e melhora a qualidade da memória.

A inalação do óleo essencial do alecrim ajuda a combater a depressão e a ansiedade devido seus poderes calmantes e relaxantes.

Mais Benefícios do Alecrim

  • Recompõe o sistema nervoso e é útil para quem  possui uma atividade intelectual intensa. Afasta o cansaço mental, a fadiga e a estafa.
  • Aumenta a capacidade de aprendizado.
  • É digestivo e sudorífero.
  • É eficaz contra resfriado, gripe e bronquite.
  • Ajuda a tratar tendinite e dores musculares.
  • É muito utilizado para evitar problemas cardiovasculares como a arritmia cardíaca, por exemplo.
  • Revitaliza e combate o estresse.
  • Ajuda em casos de queda capilar
  • Previne o estresse físico e mental
  • É estimulante.
  • Estimula o metabolismo e ajuda no tratamento da celulite.

Como Fazer o Chá de Alecrim?

Fazer o chá de alecrim é fácil, mas, como expliquei acima, o ideal é que as folhas sejam colhidas até às 10 horas da manhã.

Basta  ferver a água, desligar o fogo e acrescentar um punhado de alecrim dentro. Para cada litro de água utiliza-se 2 colheres das de sopa de alecrim. Vale lembrar que o chá não pode ser requentado, senão perde suas propriedades.

Há quem garanta que o chá do alecrim, usado como banho, ajuda a relaxar e a dormir melhor, e são inúmeros os borrifadores com essência de alecrim que existem no mercado, sempre figurando entre os mais vendidos, pois ele relaxa, mas, ao mesmo tempo, mantém a pessoa “estimulada”, sendo por isso, muito utilizado em lojas diversas para estimular as vendas.

Beijos

Ju Lopes

Benefícios do Alecrim
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.