Tomar sol no verão é algo irresistível! Não há coisa melhor que ganhar um bronze poderoso. Entretanto, às vezes passamos do limite do bronze e a pele ganha vermelhidão e irritação.
Neste caso, vocês sabem o que fazer? Qual o caminho correto a seguir para não piorar a situação?
Especialistas dão dicas para tomar alguns cuidados pós-sol e o que devemos fazer se a pele for prejudicada.
Banho
A pele está quente e avermelhada devido devido à exposição excessiva ao sol, logo, é melhor evitar água quente e o uso de esponjas ou quaisquer esfoliantes na região afetada.
Os sabonetes devem servir como hidratante para não irritar a pele e deixá-la mais ressecada. Aproveite e aplique um óleo de banho para trazer de volta a sensação de frescor.
Compressas
Faça compressas frias sobre a pele quente com o intuito de esfriar, ou use toalhas umedecidas em água fresca. Esse hábito diminui a ardência e a sensação de calor.
Muita Hidratação
Não deixe de passar hidratantes na área afetada. Uma alternativa para aliviar a dor, é colocar o creme na geladeira por alguns minutos, sempre antes de fazer a aplicação.
Consuma bastante líquido
Tome bastante água gelada, sucos naturais e água de coco. Essas bebidas combatem a desidratação causada pela exposição ao sol.
Evite tomar sol novamente
Não exponha a pele queimada ao sol por mais tempo, pois nessa fase a pele encontra-se sensível a qualquer agressor. Fique na sombra e proteja-se com roupas largas e frescas.
Jamais estoure as bolhas
Nunca fure as bolhas por conta própria e quando elas estourarem sozinhas, jamais puxe a pele. As bolhas protegem a pele nova e sensível que ainda vai amadurecer
Deixe a pele reagir sozinha
Evite arrancar a pele que está descamando. Ela serve para proteger a que está nascendo.
Vamos citar alguns itens importantes para se proteger do sol. Já fizemos isso aqui no PE, mas como este verão promete ser um dos mais rigorosos, a lista com os cuidados necessários tem que ganhar destaque novamente:
– Caso a queimadura esteja ardendo muito, procure um médico imediatamente.
– Cuidem-se, pois queimaduras e irritações de sol tem que ser muito bem cuidadas para não deixar marcas.
– Evite usar produtos que possuam ácidos, como medicamentos para espinhas e estrias. Eles poderão deixar manchas na pele quando se expor ao sol.
– Depilação a laser também deixa pele manchada. Deixe para fazer esse processo no inverno.
– Todos os dias, após o banho, passe um bom hidratante pelo corpo todo.
– Na hora de fazer a depilação, se puder, faça dois dias antes de ir à praia para não ficar com a pele manchada ou machucada. A pele precisa de um tempo para se recuperar da agressão causada pelo impacto do processo de depilação.
– O protetor solar é o item principal do verão, portanto não deixem de utilizá-lo. Se for muito branquinha e quer uma proteção 100% use o protetor de fator 50. Lembrando que esse verão deve ser bastante rígido.
Aproveitem sim o verão, mas não se esqueçam de cuidar de sua pele e saúde primeiramente.
Cuidem-se! espero que tenham gostado!
Até a próxima!