Categories: Saúde

Como fugir da automedicação de maneira natural?

Sentimos uma dor aqui, outra ali, e acreditamos que a melhor solução é tomar remédios que estejam ao nosso dispor. Mas é preciso saber que essa escolha pode não ser a mais correta para a sua saúde. Escolher os medicamentos por conta própria pode acabar mascarando uma doença mais grave.

Por isso, você pode trocar remédios por soluções naturais que podem aliviar a dor sem causar problemas mais sérios depois. Mesmo aqueles que são considerados sem problemas de serem consumidos podem causar problemas depois.

Dê adeus ao analgésico!

Usamos acreditando que poderemos aliviar algum tipo de dor e que não causará problemas no futuro. Tomado em excesso pode, inclusive, prejudicar os rins e o fígado. Tente optar por outras formas de fazer a dor aliviar, em vez de escolher os analgésicos. Escolha uma massagem relaxante, por exemplo. Outro erro que pode ocorrer é consumir aqueles que contenham corticoides. Esses devem passar muito longe de sua farmacinha particular. Se você precisar de um tratamento relacionado aos remédios assim, é preciso que tenha um acompanhamento médico.

Cuidado nas misturas!

Algumas pessoas precisam tomar remédios de uso contínuo, por conta de alguma doença que precisa ser controlada. Para pessoas assim, o cuidado precisa ser redobrado, porque existem muitos riscos em misturar os remédios que são tomados todos os dias, com algum que seja para resolver outro tipo de dor. Por isso é tão importante o acompanhamento médico. Assim você poderá perguntar para ele qual remédio pode tomar para determinada dor.

Opções naturais para resolver os problemas

Para a dor de cabeça

Você pode optar por fazer alguns exercícios de respiração que podem ajudar a aliviar a dor. Claro, se ela não estiver em um nível mais alto. No caso de pessoas que sofrem de enxaqueca, é importante procurar um médico que indique o tratamento correto. Mas para os casos de uma dorzinha incômoda, vale investir na respiração. Na filosofia hindu, cada lado do nariz tem uma energia especifica. Por isso, para resolver a dor de cabeça, tranque a narina direita e respire pela esquerda. Isso ajudará a aliviar a dor.

Para a cólica menstrual

A solução é bem do tempo da vovó mesmo, esquentar uma bolsa com água quente e colocá-la no local da dor. Esquentar o local é sempre uma boa pedida, pois ajuda muito a terminar com a dor.

 

Para dor de garganta

Esqueça os xaropes de farmácia. Existe uma solução mais confiável e que ajuda muito na dor de garganta. Já ouviu falar de gengibre? Pois então, mastigue-o cru, ou faça um chá. Nesse chá, você ainda pode incluir algumas gotinhas de própolis, que é tão natural como o gengibre e ainda é antibacteriano e anestésico. Mas fique ligada, se você tem alergia a pólen, o ideal é deixar a própolis de lado.

Para dores musculares

Aposte na massagem e na automassagem. Isso pode aliviar muito a dor. Principalmente quando estiver na hora do banho, onde os músculos têm a tendência a relaxar mais. Além disso, você também pode apostar em uma misturinha básica: faça um chá de alecrim ou gengibre e misture em um creme de sua preferencia, passe no local onde está sentindo dor. Mas um aviso: se você tem problema de pressão alta, trombose ou faz uso de algum tipo de medicamento homeopático, o ideal é não utilizar essas plantas.

Para a febre

O ideal mesmo é procurar um médico, porque quando a pessoa tem febre significa que há um problema no corpo, ou seja, pode ser um alerta. Procure um especialista que pode dizer o que é realmente indicado. Mas a forma natural de, pelo menos tentar conter, é tomar muita água e repousar, além disso, você pode apostar no suco de laranja, de limão ou até de maçã. A aplicação de algumas compressas de água na temperatura ambiente na região da testa é muito indicada, mas não fique sofrendo em casa, procure um profissional que possa indicar o que é correto nesse momento de febre.

 

É preciso ter a consciência que a escolha errada de remédio por causar consequências das quais não será nada agradável. Por isso, opte por o que é mais natural e deixe de lado essa mania de tomar remédios por contra própria, isso pode ser muito prejudicial para a sua saúde.

Outra dica em relação a isso é para quem já é mãe. Nada de ficar cuidando da criança em casa, tentando resolver com um remedinho aqui, outro ali. Você pode acabar mascarando o que realmente a criança tem, e isso não será nada legal depois.

Torne como regra da casa não ter os remédios, porque se você tiver, certamente irá lançar mão quando acreditar que tem a necessidade. É preciso tomar decisões corretas, e se você sente uma dor constante a melhor escolha é procurar um profissional que possa indicar o tratamento correto em relação a sua dor.

Depois desse tutorial, se você tinha essa mania de tomar remédios, é preciso se libertar para que não ocorram problemas maiores depois. Sempre pensamos que não acontecerá conosco e que não existe problema algum em tomar um remedinho aqui, outro lá. Mas é importante a prevenção. Trate de maneira correta os seus problemas para que assim você possa se sentir bem com o seu corpo.

Um alerta importante: os tratamentos naturais que indicamos precisam ter um certo cuidado também. É preciso que você conheça o seu corpo e entenda que dor você está sentindo. Saiba também se você tem alergia de algo, para que possa evitar o que pode acabar trazendo problemas maiores. No caso da cólica e da água quente, são raras as pessoas que não podem utilizar esse tratamento. Já no caso da dor de garganta, você precisa saber se não tem alergia a gengibre e nem a própolis, caso contrário, você pode acabar causando um problema ainda maior.

No caso da dor de cabeça, respiração é sempre indicada, até porque relaxa a mente e o corpo. Em alguns casos a dor de cabeça pode estar diretamente relacionada ao estresse. Se você respirar de maneira correta, mandará o estresse e a dor para bem longe.

Como fugir da automedicação de maneira natural?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Juliana Bolzan

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

2 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

2 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás