Como Prevenir os Cálculos Renais?

É possível sim, prevenir os cálculos renais, desde que se saiba qual o seu tipo, o que o originou, e desde que, é claro, alguns cuidados básicos sejam tomados.

Cuidado com o Sal e as Proteínas!

De modo geral, já se sabe, por exemplo, que a alimentação está relacionada a maior produção de cálculos renais. Assim, a redução do consumo de sal e de proteínas é, comprovadamente, um meio de evitar a formação dos cálculos.

Quem consome muito sal acaba tendo uma maior excreção de sódio pelos rins, o que aumenta a produção de ácido úrico, oxalatos e de cálcio, que pode causar pedra nos rins.

Já o consumo exagerado de proteína animal tende a aumentar o ácido úrico, o que também agrava o quadro de cálculo renal.

Captura de tela inteira 28042013 210408

Aumente a Ingestão de Líquidos!

Além disso, é preciso aumentar a ingestão de líquidos para, pelo menos, dois litros de água por dia, tanto verão quanto no inverno. No verão, aliás, é maior a incidência de cálculo renal, e desconfia-se que exista aí alguma relação com a água, já que, apesar do consumo de líquidos ser maior, perde-se também muita água através da transpiração, a urina tende a ficar mais concentrada e há uma maior tendência em formar cálculos.

Essa questão da cor da urina é muito importante, porque, via de regra, urina escura significa que  não estamos ingerindo água suficiente, o que denota uma possível desidratação. Além disso, quanto mais urinamos, mais conseguimos eliminar resíduos e menores são as chances de formação de pedras nos rins.

Cálcio Influencia na Incidência do Cálculo Renal?

Por muito tempo se sustentou que pessoas com tendência a ter cálculo renal, que são aquelas que já tiveram, deveriam reduzir a ingestão de cálcio para não piorar o quadro. Hoje se sustenta justamente o contrário, já que, comprovadamente, quem possui uma dieta rica em cálcio tem menos chances de desenvolver cálculo renal.

Mas, cabe a ressalva de que esse cálcio deve ser o da dieta e não o suplementado, pois quem toma suplemento de cálcio tende a ter mais chances de ter a doença.

Além do cálcio, discute-se se a ingestão de refrigerantes favorece ou não a formação dos cálculos.

Maneire na Ingestão de Álcool

O consumo de álcool, sobretudo em grandes quantidades, gera desidratação e também aumenta os níveis de ácido úrico, o que pode agravar o quadro ou levar ao surgimento de cálculo renal.

Cuidado com a Vitamina C

Muita gente tem o costume de consumir cápsulas de vitamina C regularmente, o que é bom, só que em altas doses essa vitamina acaba estimulando a excreção de oxalato, o que também pode causar pedras nos rins.

Ressalva!

Vale ressaltar que algumas doenças sistêmicas, como as doenças renais, as doenças autoimunes e as doenças inflamatórias, dão os primeiros sinais através do surgimento dos cálculos renais, sobretudo se eles surgirem associados à febre. Portanto, caso isso aconteça, procure um médico imediatamente, tanto para tratar a dor quanto para analisar a existência (ou não) de doenças associadas.

Beijos

Ju Lopes

Como Prevenir os Cálculos Renais?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.