Categories: Saúde

Como Viver Mais e Melhor?

5 Votos de 5

Se viver mais é desejo geral, viver mais e melhor é sonho de consumo de 10 entre 10 pessoas, claro! Pois uma dupla de americanos lançaram um livro em que dão a “receita” para viver até 20 (sim, vinte!) anos mais. Ficaram curiosas? Vem comigo!

O médico Frederic J. Vagnini e o jornalista Dave Bunnell apresentam no livro Diminua Sua Idade uma relação de bons hábitos que aumentam muitos anos de vida, e tudo isso com embasamento cientifico. Resumindo, a coisa começa com o que a gente já sabe: comer bem, o que inclui mais fibras, menos açúcar e menos gorduras, dormir mais, sorrir mais e ter uma vida sexual plena.

Aqui no Brasil a expectativa média de vida é de 72 anos, contudo, é claro que todo mundo quer viver mais que isso, certo?

Muito Mais Fibras

A gente já sabe que as fibras são tudo de bom pra saúde e pra beleza, pois ajuda no funcionamento do intestino, o que significa que mantém o metabolismo funcionando corretamente. Só que as fibras vão muito além e servem para muitas outras coisas.

As fibras possuem muitas funções essenciais, pois ajudam a prevenir doenças de diversos tipos, ajudam na assimilação de nutrientes e reduzem o colesterol, dentre outras coisas.

Contudo, nem sempre é fácil ingerir a quantidade recomendada de fibras, sobretudo porque a alimentação da grande maioria é, no mínimo, pobre. É preciso ingerir, em média, 30 gramas de fibras por dia, nem mais nem menos,  já que o consumo exagerado de fibras, assim como a sua falta, é prejudicial. É prejudicial porque o estômago se adapta às fibras e se dilata, e quando a pessoa come mais fibras do que necessário, ela precisará comer mais  pra se sentir cheia.

Como Viver Mais e Melhor

No mais, o aumento no consumo de fibras implica também no aumento no consumo de água, senão a digestão ficará prejudicada, e é possível surgirem quadros de constipação.

Para aumentar o consumo de fibras, consumam cereais, frutas com cascas, trigos, cereais integrais, ervilhas, leguminosas, bagaço de frutas, aveia, verduras, trigo, hortaliças, nozes, farinhas de frutas, dentre outros alimentos. É possível, ainda, suplementar as fibras caso não ocorra a ingestão diária recomendada.

A aveia é uma excelente opção de alimento rico em fibras, já que cada colher de sopa contém cerca de 1,5 gramas de fibras. O feijão também é rico em fibras, assim como o abacate, a goiaba (tem que ser com casca), o mamão papaya e a lentilha.

Açúcar: É Pior Que Veneno!

Já fiz alguns posts aqui falando dos malefícios do açúcar, o branquinho que faz parte da vida de todos nós. Pra começar, o açúcar engorda, e, pra piorar, envelhece, assim como os raios solares e os radicais livres.

Muita gente não entende a relação do açúcar com o envelhecimento, mas ela é, de certa forma, bem simples. É o seguinte, o açúcar gera um tipo de processo que faz a ligação  das moléculas “do mal” da glicose com as moléculas “do bem” das proteínas. Essa glicação se dá quando uma molécula que contenha açúcar em excesso, que pode se dá pela lentidão no metabolismo da glicose ou mesmo pelo aumento da ingestão de açúcar, acaba aderindo a alguma molécula de proteína, formando a chamada AGEs, que agem alterando a estrutura das proteínas, interferindo fortemente na eficácia de várias funções importantes que ela desenvolve e levando também ao envelhecimento da pele, o que ocasiona rugas e linhas.

Só que as AGEs vão além, pois não só alteram a estrutura das proteínas, mas também atuam como verdadeiras máquinas de fazer radicais livres, aqueles que são super responsáveis pelo envelhecimento. Ou seja, é tudo de pior, porque os radicais livres não causam só o envelhecimento, mas também, e principalmente, doenças.

O ideal é “detonar” os AGEs, mas é possível reduzir os seus efeitos no organismo através de alguns hábitos alimentares.

Para começar, é preciso reduzir ao máximo o consumo de alimentos industrializados, enlatados e fast food, incluindo aqui salgadinhos de milho, ketchup, biscoitos recheados e refrigerantes, dentre muitos outros.

Além disso, é bom aumentar o consumo de quinua, um dos alimentos mais completos do mundo, amêndoas e maça, que são ricas em antioxidantes e flavonoides, substâncias super benéficas para o organismo. O consumo de chá verde e de probióticos também é super indicado, vez que os dois contém antioxidantes e substâncias que agem combatendo os AGEs. Não dá pra esquecer, também, da ingestão de fibras, que já falei acima, pois as fibras ajudam na queima de gordura, na estabilização dos níveis de açúcar no sangue e no funcionamento do organismo.

Sorria Mais!

Sorrir é sempre o melhor remédio! Tá aí outra coisa que já falei várias vezes por aqui e que todo mundo, no fim, sabe, mas que é tão pouco praticada.

Sorrir aproxima as pessoas e faz um bem danado pra alma, tanto que muitos hospitais fazem a chamada terapia do riso.

Sorria Mais

Manter uma fisionomia pacífica é essencial para a boa convivência, afinal a expressão “cara de poucos amigos” não surgiu à toa: quem vive de cara feia, afasta todos ao redor.

Estudos realizados recentemente nos Estados Unidos constataram que  quem sorri mais, de forma verdadeira, aqueles gargalhadas gostosas, são as que possuem mais chances de manter os relacionamentos, e isso acontece porque o sorriso sincero está relacionado, de certa forma, com a atitude da pessoa perante a vida.

Isso é bem verdadeiro porque é de conhecimento público que quem ri pouco, quem não tem senso de humor e quem é impaciente ou raivoso tende a ter mais problemas de saúde como doenças do coração, pressão alta e maiores níveis de glicose. Há quem diga (estudos) que sorrir pouco e ter uma postura negativa diante da vida está relacionada também com o maior risco de morte.

Ou seja, quem sorri mais vive mais!

Dormir: Bem, Muito e Sempre!

Eu amo dormir, amo, amo e amo! Acho que passei tanto tempo tendo problemas de sono e dormindo pouco, que aprendi, na marra, a valorizar o sono, sabe?  E ele faz muita diferença! Quem não dorme envelhece muito mais rápido, e eu vi isso na pele. Além disso, minha memória ficou mais fraca, eu não conseguia render nada e meu sistema imunológico foi pro chão.

Estudos comprovam que dormir bem está diretamente relacionado com a longevidade, e são muitos os problemas de saúde relacionados com problemas de sono, de modo que as pessoas avaliadas no estudo que tiveram uma avaliação de saúde não satisfatória  também relataram deficiência no sono (46% delas). Além disso, pessoas ansiosas também relataram  não ter um bom sono, assim como as que tinham doenças crônicas ou  algum tipo de dificuldade com a execução das tarefas diárias.

Claro que a quantidade de sono ideal é bem variável e depende muito de cada pessoa mas existe uma quantidade mínima recomendada, que é de seis horas por noite, sendo que a média é de oito horas de sono por noite, podendo chegar, em alguns casos, a até dez horas.

É bom lembrar que quem dorme mais armazena mais facilmente os conhecimentos, e quem dorme menos do que o corpo precisa não consegue transformar o aprendizado em conhecimento, já que não há o correto processamento da memória a curto prazo.

Gordura: Menos, Por Favor!

Gordura é uma coisa que pode ser boa e pode ser ruim, dependendo do tipo e da quantidade. Sim, a gordura pode ser boa e é essencial para a saúde do organismo e para o bom funcionamento do cérebro. Além disso, as gorduras ajudam na formação dos hormônios, que são responsáveis pelo funcionamento do organismo.

Contudo, deve-se evitar as gorduras  saturadas, que são as gorduras do mal, já que elas provocam muitos danos ao organismo. Esse tipo de gordura possui o número máximo dos átomos de hidrogênio, de forma que a sua ingestão excessiva é praticamente implocar por um problema cardíaco.

Além de problemas cardíacos, alguns tipos de câncer e também os derrames, e isso sem falar na obesidade,  estão relacionados com o consumo excessivo de gordura saturada. Ou seja, reduzir o seu consumo é essencial!

Libido em Alta!

A libido, bem como a sexualidade em alta estão diretamente relacionadas com a longevidade. Mas, vale lembrar que o mais importante é a qualidade. Acontece que depois de certa idade há uma queda na qualidade e na quantidade da libido, o que complica toda a questão sexual.

Mas é importante manter a “chama acesa”, sobretudo para que a saúde física e a saúde  emocional continuem em dia.

Coma Bem!

Para quem quer viver muito e viver bem, comer corretamente é primordial, porque a alimentação é fator decisivo na longevidade e na saúde. Invistam em frutas, verduras, fibras e alimentos saudáveis, evitando os industrializados e enlatados, que fazem mal.

Além disso, reduzam o consumo de carne vermelha que, comprovadamente, pode reduzir a expectativa de vida em até 13%, além de aumentar o risco de doenças como diabetes e câncer.

Se Movimente!

Não importa exatamente qual exercício você faça, desde que faça continuamente, mas é preciso fazer, sem desculpas e sem enrolação! A atividade física é um bálsamo para o cérebro, – já que comprovadamente nos deixa mais inteligentes – para o corpo e para a saúde, já que reduz o riscos de doenças cardiovasculares, combate o estresse, a obesidade e até o mau humor.

Se Movimente!

Além disso, o sedentarismo está relacionado à baixa expectativa de vida, ou seja, comece a se exercitar já!

Medite!

A meditação – que não tem nada a ver com a religião, sendo basicamente, um encontro consigo mesmo – ajuda a entender e lidar com as próprias emoções. Estudos já comprovaram que quem medita lida melhor com as situações de estresse, consegue controlar mais a impulsividade e garante maior estabilidade emocional.

Não Leve as Coisas Tão A Sério e Sorria Mais!

A capacidade de rir de si mesmo, que está muito relacionada com o fato de não se levar muito a sério e, também, de não levar as coisas muito a sério, é um santo remédio. Rir, aliás, é dos remédios mais poderosos que existe… Quem ri mais, vive melhor e quem vive melhor, tende a viver mais!

O Osho, aliás, dizia que o riso é uma prece, e é verdade, porque a risada alegra, cura e salva. Tá esperando o que para gargalhar?

Brinde à Vida!

Celebrar é preciso e quase toda celebração é embalada com taças de vinho que, até certo ponto, são extremamente benéficas. É que o vinho contém substâncias, inclusive antioxidantes, que ajudam no combate ao colesterol, reduzem o risco de doenças cardíacas e, de quebra, combatem o envelhecimento.

Tenha uma Vida Social Ativa!

Manter relações saudáveis, ter amigos e socializar é de suma importância para quem quer viver mais e melhor. É que os encontros entre amigos combatem o estresse, aliviam a tensão e elevam o nível de risada, aquela que é um santo remédio.

Mente Ativa, Corpo São!

É importante não se abandonar, não se “aposentar da vida”, pois quanto mais estimulamos o cérebro, mais e melhor ele funciona. Há estudos que sustentam que manter a mente ativa e estimulada reduz a chance de algumas doenças, como o Mal de Alzheimer.

Além de tudo isso, é preciso, sem sombra de dúvidas, cultivar o otimismo que, já se sabe, evita até doenças! Sim, ser positivo, bem humorado e acreditar que as coisas darão certo melhoram a qualidade de vida, o que está diretamente relacionado com o viver melhor.

Parece ser muita coisa, eu sei, mas na verdade é o básico pra que qualquer pessoa viva bem, não é mesmo? Todo mundo sabe que é preciso comer bem, se exercitar regularmente, não beber, não fumar, consumir mais fibras e alimentos antioxidantes, dormir bem, não perder noite, sorrir mais, não se estressar e levar a vida com mais leveza, certo? Então é só fazer o mais difícil: seguir as dicas!

Como Viver Mais e Melhor?
5 (100%) 1 Voto

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

5 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

3 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

3 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás