Couve: Faz Tanto Bem Que Você Precisa Experimentar

Eu sempre gostei de frutas, folhas e verduras, mas a couve nunca foi uma coisa que eu realmente gostei, sabe? Crua eu não comia, refogada eu nunca gostei, e cortar ela bem fininha dá trabalho para a gente que acha que praticidade é tudo na vida, ou seja, eu.

Acontece que, tempos atrás, comecei a tomar o tal do suco verde e achei que me fez super bem, porque fico mais disposta, e aí a couve passou a fazer parte do meu dia a dia. Existem várias versões do suco verde, mas sempre faço com a couve, o limão e o gengibre como base, misturando alguma outra coisa de vez em quando, porque o meu interesse sempre foi colocar mais gengibre e limão na alimentação. Ah, não dá para colocar açúcar nesse tipo de suco, no máximo mel ou, quem sabe, stévia, mas açúcar branco ou adoçante são péssimas ideias, porque a lógica é justamente consumir um composto puro e nutricionalmente rico, e tanto o açúcar como o adoçante são dois venenos, são coisas que a gente precisa evitar ao máximo.

couve

Mas O Que Torna a Couve Tão Boa?

A couve contém glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais de ação desintoxicante que estimulam o organismo a mandar pra fora os resíduos tóxicos e até algumas substâncias cancerígenas, fazendo uma faxina interna completa e, de quebra, fortalecendo o sistema imunológico.

Mas não é só de glicosinolatos que a couve é formada, ao contrário, aliás, pois ela é rica em várias vitaminas e minerais super importantes, sendo, ainda, considerada cicatrizante e antiinflamatória. O fato é que ingerir todas essas substâncias benéficas de uma só vez faz com que o organismo funcione muito melhor e absorção dos nutrientes seja potencializada, inclusive do cálcio.

Em relação ao cálcio, sustenta-se que a couve ajuda, ainda, a fixar o cálcio nos ossos e que, por isso, ela seria até mais indicada que o leite de vaca, pois contém cálcio, mas também magnésio,e, melhor, na proporção adequada, o que é super importante, porque o cálcio só exerce corretamente suas funções na presença de magnésio, aliás, na presença de magnésio em quantidades balanceadas.

Só a título de comparação, o leite de vaca possui nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a quantidade balanceada considerada ideal, o que significa que o cálcio que vem do leite enfrenta dificuldades para formar massa óssea e se fixar no esqueleto humano. Além disso, ele “furta” o magnésio que existe no organismo, e como a maior reserva de magnésio é o interior dos ossos, pode ocorrer perda óssea e, consequentemente, osteoporose!

arisco-pt1359640166

Resumindo, a biodisponibilidade do cálcio da couve é maior, bem maior, do que no leite, o que significa que ele é melhor absorvido e aproveitado mais facilmente pelo organismo.

No mais, o magnésio e o cálcio funcionam juntos para vários outros “processos” no organismo, como por exemplo, para ajudar a manter a pressão arterial controlada, para auxiliar o organismo a mandar embora a gordura excedente, para regular a ação hormonal e para controlar o movimento muscular, já que o magnésio age no relaxamento e o cálcio age contraindo a musculatura.

Em relação ao magnésio, tem duas coisas super importantes que vocês precisam saber:

1- O magnésio é essencial  pra que a gente tenha “ânimo”, e se não ingerimos as quantidades adequadas de magnésio diariamente, ficamos cansadas, desanimadas e com o humor comprometido. Isso acontece porque ele é fundamental tanto para a formação quanto para o funcionamento de todos, eu disse todos, os neurotransmissores. É dizer, o magnésio é um dos grandes responsáveis pelo nosso “pique”.

2- O magnésio que vem da couve é especialmente benéfico, já que faz parte da clorofila, a substância que ajuda na renovação celular do organismo. Ou seja, a couve rejuvenesce!

Além de rejuvenescer  e de ajudar o organismo de tantas outras formas, a couve ajuda, ainda, no combate a celulite, na desintoxicação do organismo, na melhora do humor, na eliminação da gordura e na regulação dos hormônios.

suco-couve

A Couve é Rica em Vitamina C

Quando pensamos em vitamina C, pensamos logo nas frutas cítricas, não é? Pois basta uma xícara, das de café, de couve picada para garantir até 134% da dose diária de vitamina C que o nosso organismo precisa! Sua porção de vitamina C é até duas vezes maior do que a vitamina C fornecida por uma laranja, e como a vitamina C é boa pra pele (ajuda na produção de colágeno!) e pro sistema imunológico, o seu consumo é indispensável.

Qual A Melhor Forma de Consumir a Couve?

O ideal é que a couve seja consumida crua, pois assim todas as suas propriedades nutritivas são preservadas. E crua ela pode ser adicionada em saladas e também em sucos. Uma forma de tornar o consumo mais fácil é fazer a polpa de couve, que a gente coloca em formas de gelo e acrescenta aos sucos. Assim o processo fica mais fácil, né?

Basta colocar, no liquidificador ou na centrífuga, um maço de couve (ou o pacotinho com a couve picada) com um pouco de água e bater até formar um caldo bem grosso. Aí é só coar, colocar na forminha de gelo, proteger com um filme plástico e manter no congelador.

A Couve é Fonte de Gorduras do Bem e de Vitamina A

A couve possui mais vitamina A que qualquer vegetal folhoso, e uma porção dela supre em 133% toda a vitamina A que precisamos durante o dia.

Além disso, a couve possui bons teores de ácido alfalinolênico, que é um tipo de ômega 3 fundamental para a saúde mental e cardíaca.

Se a couve sozinha já faz tanto bem, quando associada aos alimentos certos, ela ajuda ainda mais o organismo, já que é fonte de quercitina e sulforafano, além de ferro e carotenóides,  que são melhor absorvidos e têm sua ação potencializada quando o consumido é associado a alguma gordura boa, como o azeite de oliva, ou o suco de limão, por exemplo, que melhora a biodisponibilidade do ferro presente na couve.

Ou seja, é bom começar a consumir já!

Beijos

Ju Lopes

Couve: Faz Tanto Bem Que Você Precisa Experimentar
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.