Doença do Refluxo Gastroesofágico

Quem me acompanha pelo Face sabe que passei a tarde no Gastro hoje. Já faz um tempinho que venho sentindo muito enjoo quando como e mesmo quando tomo água. Às vezes sinto enjoo do nada, sem ao menos comer alguma coisa, mas achava que eram meus “fitoterápicos”. Na semana santa a coisa piorou e “queimava” tudo da garganta ao estômago, mas imaginei que a causa fosse as gordices da semana santa, porque né, por aqui é tudo regado a azeite e pimenta.

Aí veio a dengue e misturou tudo. Só que a minha dengue melhorou (graças!), e o enjoo e a queimação continuaram. Marquei logo um gastro, porque né, com esses troços a gente não brinca e acho que qualquer dor tem que ser investigada logo, antes que a coisa evolua.

Após uma série de perguntas, o médico disse que os sintomas batiam com a doença do refluxo gastroesofágico e solicitou uma série de exames, inclusive a endoscopia (ô exame ruim!), que é o exame inicial que detecta (ou não) o refluxo.

Pode-se, em seguida, ser necessário um exame chamado pHmetria, que mede o pH do trato digestivo, identificando o grau de acidez tanto do estômago como do esôfago.

refluxo-gastro-esofalgico1

Cheguei em casa e corri pra pesquisar tudo, porque né, queria saber o que “diacho” era isso.

Pelo que li, cerca de 5% da população mundial é portadora do problema, que atinge pessoas de todas as idades e é bem comum em bebês.

Doença do Refluxo Gastroesofágico: O Que É?

Começando “do começo”, quando ingerimos algum alimento, ele passa pela faringe, segue pelo esôfago e chega no estômago, sendo que entre esses dois últimos existe uma espécie de válvula que dá passagem aos alimentos e se fecha bem rápido para evitar que o suco gástrico vá para o esôfago. O suco gástrico não pode ir para o esôfago (que é alcalino) porque a mucosa que o reveste não tem estrutura para suportar essa substância, que é bem irritante (ácida).

Só que, em alguns casos, esse líquido, que é ácido, “escapa” do estômago, atinge o esôfago e pode ir para outros órgãos, alcançando a glote, a laringe, os brônquios e os pulmões, causando graves prejuízos ao organismo. Quando  esse escapamento acontece, ocorre uma inflamação que gera uma série de sintomas bem incômodos.

Quais São Os Sintomas?

O principal sintoma é a azia, que acontece porque o suco gástrico “queima” as paredes do esôfago, e tende a piorar em algumas situações, como, por exemplo, quando nos deitamos de estômago cheio.

Em alguns casos a dor é tão grande que é confundida com um infarto, já que se manifesta também nas região do esterno.

Além da azia, é comum a salivação intensa, conhecida como sialorréia, pigarro, falta de ar, chiado no peito, engasgo, regurgitação, dor torácica e tosse seca, mais comum quando atinge a laringe.

É comum também a sensação de náusea após a ingestão alimentar, bem como a sensação de que há uma “bola” na garganta, soluços, rouquidão e dores de garganta.

No próximo post (AQUI), explico quais as causas e os tratamentos!

Beijos

Ju Lopes

Doença do Refluxo Gastroesofágico
4.5 (90%) 2 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

3 Comments
  1. Ana Carolina disse:

    Oi Ju! Ao ler sua matéria, me identifiquei DEMAAAAIS, sofro com DRG e gastrite crônica, inclusive tive aquela bactéria chata, H pylori e tomei centenas de antibióticos até conseguir acabar com ela! Teve uma época q meu refluxo era tanto que fiquei com feridinhas no esôfago por causa da acidez que queimava! Hj em dia, graças a Deus, tô melhor, mas, de vez em quando, surge um sintoma… Uma azia, uma enjoo do nada… E qnd deito de barriga cheia… É certo de ter refluxo.
    Minha dica é: a qlqr sinal de azia, ardência e enjoo persistentes, procure um gastro! Pode ser que não seja nada demais, mas melhor prevenir que remediar.

    Ah! Qnt a endoscopia, já fiz umas 8 vezes…. E faço em uma clínica excelente…pois eles dão um remedinho na veia e a gente apaga… Quando acorda, já acabou! Nem sinto!

    Desejo à vc uma boa recuperação e paciência, que tuda vai dar certo!

    Beijinhos!

    Carol =*

  2. Oie, Ju!!
    Tenho os mesmos sintomas, e estou realizando váááários exames…
    Espero que melhoremos…
    Beijo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.