Dúvidas Alimentares: Esclareça os Mitos!

Uma alimentação equilibrada é essencial para o correto funcionamento do organismo, para a manutenção da saúde e também da beleza, pois alimentação equilibrada pressupõe peso equilibrado, e isso, claro, afeta a autoestima.

Vamos, então, esclarecer algumas dúvidas em relação à alimentação, certo?

Qual a dieta mais indicada para o aumento de peso?

Quem quer ganhar peso deve investir em uma dieta rica em calorias. Acontece que não é qualquer caloria, mas sim as calorias originadas de alimentos bons, como grãos integrais, queijos magros, carnes magras, verduras, legumes e coisas do tipo. O que não pode é investir em calorias vazias, como fast food, por exemplo, bem como em frituras, enlatados e alimentos ricos em sódio. Uma dica interessante é “enriquecer” a alimentação com óleos do bem, tipo o azeite extra virgem, e as sementes oleaginosas, como as castanhas, por exemplo.

Alimentacao-rica-em-frutas-e-fibras-perda-de-peso-maior-para-carnivoros.-Foto-de-arquivo

Porque algumas pessoas, mesmo comendo bem, continuam magras?

O peso corporal está relacionado com outras coisas que não a alimentação, como, por exemplo, o metabolismo, a genética e a qualidade da dieta, então uma pessoa pode comer quantidades grandes de alimento e não engordar simplesmente porque o seu metabolismo é acelerado, enquanto outra pessoa come bem menos e engorda horrores.

No mais, a pessoa pode comer mais, mas ingerir menos calorias, porque depende também da qualidade da dieta. Se, por exemplo, a pessoa passa o dia beliscando, só que beliscando frutas, legumes e hortaliças, dificilmente ela vai engordar, mesmo comendo muito.

Existe alguma dieta que funcione pra todo mundo?

Toda dieta deve ser individualizada, porque cada pessoa possui características e necessidades próprias, então não existe uma dieta que seja indicada para todas as pessoas. Ou seja, dieta universal é sonho impossível!

O que existe são regras que podem ser seguidas por qualquer pessoa, pois são regras gerais de qualquer dieta. Que regras são essas? Simples:

  • Consumir mais frutas, legumes e hortaliças
  • Evitar o consumo de frituras, doces, sódio e fast food.
  • Aumentar o consumo de fibras
  • Consumir gorduras do bem
  • Trocar as versões normais pela sintegrais
  • Aumentar o consumo de água

A dieta que beneficia é aquela composta por 20% de proteínas, 60% de carboidratos e cerca de 30% de gordura, mas mesmo essa regra é relativa, já que é preciso levar em conta a genética, o histórico familiar de cada um, bem como o metabolismo e os hábitos de vida. Por isso, o correto é procurar um nutricionista para prescrever a dieta mais adequada pra você.

granola-3

Como controlar a alimentação de crianças e adolescentes que ficam muito tempo fora de casa?

A obesidade infantil vem alcançando proporções alarmantes, o que aumenta a necessidade de “controle” em relação a alimentação das crianças e dos adolescentes, o que não é uma tarefa muito fácil, já que eles passam muito tempo fora de casa e acabam tendo acesso a todo tipo de alimento.

O mais correto é ter uma educação alimentar em casa e que comece “de berço”, porque estabelecendo um padrão alimentar saudável, será muito mais fácil pra criança/adolescente seguir uma alimentação também saudável, mesmo quando não estiver na presença dos pais.

Por isso, comece o quanto a antes a mostrar para os seus filhos, com exemplo e não só palavras, que a alimentação equilibrada só faz bem, só traz benefícios

Comer pouco faz  ou não faz mal?

A noção de “comer pouco” é bastante relativa, porque a quantidade de alimento não determina, via de regra, a quantidade de calorias ou de nutrientes ingeridos, porque a pessoa pode comer pouco, mas consumir todos os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo, por exemplo, enquanto outra pode comer muito, mas só calorias vazias, o que não supre o organismo.

Portanto, comer pouco é comer menos calorias do que o seu corpo precisa pra funcionar com perfeição e menos nutrientes do que o seu corpo necessita. A noção de pouco e muito depende, ainda, de cada pessoa, pois cada um tem metabolismo e necessidades próprias.

Mas, comer pouco faz mal sim, porque pra que o organismo trabalhe corretamente é preciso que ele tenha “combustível”, ou seja, calorias e nutrientes. Não tendo isso, o organismo começa a falhar.

Existe diferença entre os alimentos consumidos após a colheita e os que vão para “conserva”?

Os alimentos consumidos após a colheita são frescos e possuem uma concentração muito maior de  vitaminas, de minerais e de antioxidantes, sendo, portanto, mais saudáveis. Já os alimentos em conserva são relativamente pobres em nutrientes, já que esses são perdidos no cozimento e no contato com a luz e o oxigênio. No mais, esse tipo de alimento é rico em sódio, que é prejudicial à saúde.

Temperos Industrializados Fazem Mal?

Os temperos industrializados fazem sim, mal, pois são ricos em sódio e em gorduras, além de conservantes diversos. O melhor é consumir temperos frescos, feitos em casa, que são mais gostosos e saudáveis.

dieta-vegetariana

Quais os melhores alimentos para combater o envelhecimento e melhorar a saúde da pele?

Um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento  são os radicais livres, e a forma mais eficaz de combater os radicais livres é investir em alimentos antioxidantes, como a semente de linhaça, o tomate, o açaí, a aveia e os alimentos ricos em vitamina A, vitamina E e vitamina C, dentre outros. As frutas, verduras e hortaliças também são ricas em agentes antioxidantes, e o seu consumo deve ser diário.

Para ajudar na saúde e beleza da pele, além dos alimentos antioxidantes, são indicados aqueles que são ricos em vitamina A e vitamina C. A vitamina C é precursora do colágeno, essencial para a firmeza e tonicidade da pele. Boas doses de vitamina C estão presentes nas frutas cítricas, dentre outras. A vitamina A renova a pele e pode ser encontrada em alimentos como cenoura, leite, pêssego, manga e sardinha, por exemplo.

Quais os alimentos indicados para combater a celulite?

A celulite é um problema que deve ser tratado, inicialmente, com alimentação adequada e atividade física. Para combater e evitar a celulite é preciso evitar o consumo de alimentos ricos em sódios, que retém líquido e piora o aspecto casca de laranja.

Frutas, verduras e legumes são bem indicados porque além de serem antioxidantes possuem leve ação diurética, ajudando, assim, a evitar a retenção de líquidos.  A aveia é outra indicação boa, pois é rica em silício, que age reorganizando as fibras de sustentação da pele. Já a castanha do pará é rica em selênio, antioxidante potente que ajuda na firmeza da pele.

O azeite de oliva, por sua vez, ajuda a combater a celulite devido a sua ação anti-inflamatória, enquanto o arroz integral ajuda por ser rico em fibras, que elimina as toxinas, e em vitaminas do complexo B e minerais que ajudam na limpeza do organismo.

Existe uma quantidade adequada de consumo de ovos e laticínios?

Alguns alimentos vivem numa gangorra científica, porque um dia eles são considerados salvadores e no outro são tudo de pior. E o ovo é um desses alimentos, que já foi muito condenado, considerado praticamente um veneno, já que, supostamente, elevaria o colesterol, mas que hoje tem o consumo defendido, sendo que alguns nutricionistas indicam o seu consumo diário, enquanto outros sustentam que  o consumo de três ovos por semana é o suficiente.

leite

Quanto ao consumo de laticínios, o indicado são três porções diária, dividida entre as principais refeições e os lanches.

Qual o problema de consumir fibras e não aumentar a ingestão de líquidos?

As fibras são extremamente benéficas para o organismo, já que ajudam no funcionamento intestinal, fazem uma faxina no organismo, ajudam na eliminação das toxinas, reduzem a absorção de gorduras e auxiliam na manutenção dos níveis de glicose no sangue.

Contudo, para que todos esses benefícios sejam observados é preciso aumentar o consumo de líquidos, pois é isso que vai propiciar a formação do bolo fecal. Quando não há o consumo adequado de água, o corpo produz mais gazes, a prisão de ventre aparece e o abdômen incha.

Existe um horário adequado para consumir legumes?

O consumo de legumes é altamente indicado, independente do horário. Assim, eles podem ser consumidos em qualquer horário do dia. Podem e deve, aliás, pois são fontes ricas de minerais, de vitaminas, de fibras e de antioxidantes essenciais para o funcionamento do organismo. Como não “pesam” no estômago, podem ser consumidos inclusive antes de dormir.

Além disso, são alimentos que possuem poucas calorias, o que ajuda na perda e manutenção do peso.

Como deve ser o café da manhã de quem faz atividade física cedo?

Todo mundo sabe que é importante se alimentar antes e depois da atividade física, mas como é que fica pra quem malha às 6 horas da manhã, por exemplo? A pessoa deve tomar um café da manhã antes e um depois?

É fato que não se deve praticar nenhum tipo de exercício estando em jejum. Então, o correto é consumir alguma fonte de carboidratos até meia hora antes da atividade física, como, por exemplo, um pão. Após o exercício é preciso consumir algum alimento, dessa vez rico em proteínas e carboidratos.

dieta-y-ejercicios

A sugestão aqui é consumir uma barra de cereal antes da atividade física e quando voltar para casa investir no café da manhã completo.

O arroz engorda?

Eu não sou fã de arroz porque arroz é o que eu chamo de acompanhante mala: não tem graça, não tem gosto e ainda soma calorias. Tudo o que eu não quero! Mas arroz soma muitas calorias? Olha, arroz é carboidrato e é sim um alimento que contém calorias, então o seu consumo não é livre.

Caso goste de arroz, prefira a versão integral, que é rica em nutrientes benéficos ao organismo, ao contrário do arroz branco.

Quem é hipertenso deve evitar quais tipos de alimento?

A pessoa que tenha hipertensão não deve consumir alimentos ricos em sódio (sal), incluindo embutidos, enlatados, sal e refrigerantes. A causa disso é que o sódio faz com que o organismo retenha água, o que significa um aumento no volume de sangue circulante nas artérias, o que leva a ao aumento da pressão.

Dessa forma, o melhor é evitar esses alimentos, assim como os fast foods e os alimentos salgados. Por outro lado, é bom investir em alimentos diuréticos, que ajudem o organismo a eliminar líquidos, pois isso ajuda no controle da hipertensão.

Quais alimentos o portador do diabetes não deve consumir?

O portador de diabetes precisa evitar o consumo de açúcar branco, de carboidratos refinados, inclusive pão e massas, alimentos gordurosos, frituras, queijos, creme de leite e doces prontos, dentre outras coisas, vez que esses alimentos  agem atrapalhando o correto funcionamento das células que produzem insulina, o que leva ao aumento das taxas de glicose no sangue.

Um hábito que toda pessoa portadora de diabetes deve ter é verificar o rótulo dos alimentos, pois muitos não parecem, mas contém açúcar na sua composição, e isso pode trazer problemas para o paciente. Mas, o correto mesmo é conversar com o seu médico e verificar o que pode ou não pode para o seu caso.

O consumo de chocolates, doces e biscoitos recheados podem levar a um quadro de diabetes?

A diabetes tipo 2 está diretamente relacionada a obesidade, mas também está relacionada ao fator hereditário e ao sedentarismo. Assim, não se pode dizer que um determinado alimento, como o chocolate, por exemplo, causa diabetes.

A pessoa pode ser viciada em chocolate, mas se pratica atividades físicas regularmente, se tem uma alimentação saudável, com consumo diário de legumes, de frutas, de folhas e de cereais, não apresentando excesso de peso e não tendo casos de diabetes na família, dificilmente ela desenvolverá  diabetes.

Quem tem intolerância à lactose deve evitar quais alimentos?

Quem tem intolerância à lactose não pode consumir leites e derivados. Assim, o leito  “normal” pode ser  trocado pelo leite de arroz ou de soja, que muitas vezes não é bem aceito, o queijo pode ser substituído pelo tofu e por aí vai.

Como o leite e seus derivados são as principais  fontes de cálcio e o seu consumo é proibido, deve-se aumentar a ingestão de aveia, de espinafre, de sardinha e de agrião, por exemplo, pra suprir as necessidades de cálcio do organismo.

Beijos

Ju Lopes

Dúvidas Alimentares: Esclareça os Mitos!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.