Categories: Saúde

Fibras Insolúveis X Constipação

As fibras insolúveis estão presentes em todos os alimentos vegetais, mas sua maior fonte são os grãos integrais, hortaliças, verduras, cereais, farelo de trigo, frutas com casca e sementes.

São consideradas insolúveis por não interagirem com a água e proporciona os maiores benefícios no funcionamento intestinal, vez que elas aumentam o bolo fecal e estimulam o peristaltismo do intestino.

Dessa forma, elas atuam na prevenção da constipação, da hemorroida e da diverticulite.

As principais fibras insolúveis são a celulose, a ligina, as mucilagens e algumas hemiceluloses.

As celuloses são encontradas nas cascas das frutas, nos farelos, no feijão, na soja, no milho, na ervilha, nas sementes e nas verduras folhosas.

Elas agem retendo a água nas fezes, o que aumenta seu peso e volume e, por isso,  favorecem o peristaltismo do cólon e aumentam  a quantidade de evacuações.

A hemicelulose tipo B está presente na aveia, na cevada, no milho  e nos farelos.

Já a ligina, que é resistente à ação das bactérias e das enzimas,  é encontrada no farelo de trigo, na ervilha, no aspargo e nos cereais integrais.

As mucilagens, presentes em algas e sementes, absorvem as gorduras e poluentes, reduzem os picos glicêmicos e o colesterol e aumentam a tolerância à glicose.

Pelos benefícios apresentados, percebe-se que a ingestão de fibras é muito importante e não deve ser inferior, em indivíduos adultos, a 35g por dia.

Para as pessoas que sofrem com prisão de ventre e não consegue ingerir a quantidade adequada de fibras, existem inúmeros suplementos disponíveis, mas uma alimentação equilibrada, rica em cereais integrais, frutas e verduras dá conta direitinho do recado!

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

 

 

Fibras Insolúveis X Constipação
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Influência da Família na Alimentação: Dicas Da Nutri

  Influência da Família e dos Amigos no Hábito Alimentar Mais uma vez trouxemos a nutricionista Tamires Medeiros par explicar…

3 horas atrás

Queratina: O que é? Quando usar? Como usar? Como age no cabelo?

Queratina no cabelo Vira e mexe a gente escuta dizer que queratina faz bem para o cabelo, que recupera o…

21 horas atrás

Vitamina Para Cabelo E Unhas – O Guia Completo

Blogueira Kika | Instagram: @blogdakika Vitaminas paras cabelos Quem quer que o cabelo cresça rápido levanta a mão? A MAIORIA…

22 horas atrás

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

22 horas atrás

Capacete De Led Para Queda De Cabelo: Funciona? Antes e Depois

Com o avanço da tecnologia a queda capilar não é mais um problema, já que existem inúmeros tratamentos para prevenir…

1 dia atrás

Caspas Após Progressiva: Como Tratar

Por que acontece as caspas da progressiva? Apesar da substituição do formol nas fórmulas ter diminuído o enfraquecimento dos cabelos…

1 dia atrás