Categories: Saúde

Frutas Que Acabam com a Prisão de Ventre!

A prisão de ventre, também conhecida como constipação, é um problema bastante comum e que gera situações desagradáveis.

A Doença das Mulheres!

A constipação atinge cerca de 20% das pessoas, em sua maioria mulheres. Dados estatísticos revelam que duas em cada três mulheres apresentam o problema em algum momento da vida, o que reflete no funcionamento organismo, no humor, na irritabilidade, na concentração e na sensação de cansaço.

A prisão de ventre é um problema que, via de regra, causa muitos outros problemas e está relacionada a velocidade do metabolismo, possíveis dificuldades na digestão dos alimentos e dificuldade para ir ao banheiro, dentre muitas outras coisas.

Frutas Que Acabam com a Prisão de Ventre!

Fibras!

Por ser um problema intestinal diretamente relacionado a alimentação, é com a alimentação que, a princípio, tenta-se corrigi-lo. E, como corrigir? Investindo em alimentos ricos em fibras, acompanhados de água, é claro!

Além de apostar nas fibras, verifique sempre qual tipo de fibra o alimento contém, pois quanto mais fibras insolúveis o alimento tiver, melhor para quem tem prisão de ventre, já que esse tipo de fibra possui a propriedade de aumentar o bolo fecal. Além das fibras, existem outros nutrientes, que serão citados abaixo, que favorecem o trânsito intestinal.

Frutas Laxativas

Algumas frutas, devido ao maior teor de fibras e de nutrientes que ajudam no trânsito intestinal, são chamadas de laxativas, pois auxiliam no correto funcionamento do organismo e evitam a prisão de ventre. Essas frutas podem ser consumidas por qualquer pessoa, exceto em caso de diarreia e doenças intestinais relacionadas. A quantidade ideal de consumo é de uma a três porções ao dia, em qualquer horário.

Mamão: O amigo do seu intestino!

Mamão: O amigo do seu intestino!

A fruta laxante mais conhecida e famosa é, com certeza, o mamão! A razão pela qual o mamão é tão bom par ao intestino atende pelo nome de papaína, uma enzima proteolítica que auxilia na digestão das proteínas ingeridas e, de quebra, reduz o tempo de exposição do bolo fecal, melhorando a absorção dos nutrientes ingeridos e a digestão, facilitando, assim, o trânsito intestinal.

O mamão pode ser consumido em qualquer horário, mas é sempre bom incluí-lo no café da manhã, pois assim o dia já começa com o intestino funcionando melhor!

Ameixa: Pro Intestino Funcionar como um Relógio!

Assim como o mamão, a ameixa também é bastante conhecida e utilizada no combate a prisão de ventre. Para começo de conversa, a ameixa possui altos teores de fibras, e isso, por si só, já é um benefício e tanto. Mas, ela vai além. É que, além de possuir muitas fibras, a ameixa, sobretudo a preta, é fonte de ácido diidroxifenil isatina e sorbitol, que são substâncias que estimulam a mobilidade do intestino. O sorbitol ajuda, ainda, na maior absorção de água, o que, somado às fibras, acaba turbinando o trânsito intestinal.

Aqui vale consumir tanto a fruta fresca quanto a versão seca e, para potencializar seus efeitos, pode ser ingerida associada ao mamão, o que, aliás, resulta em um coquetel famoso no combate à prisão de ventre.

Abacate: Pode Apostar!

O abacate não tem boa fama, o que é até justo, já que ele contém uma quantidade bem grande de calorias e de gorduras. Quanto à calorias, não há o que se discutir, mas em relação às gorduras é bom ressaltar que são as versões “do bem”, tão do bem que causam muitos benefícios para a saúde, incluindo, aqui, os benefícios para o intestino, já que elas possuem função laxativa.

Gordura com função laxativa? Sim! Essas gorduras, conhecidas como monoinsaturadas, ajudam na lubrificação das fezes e facilita a evacuação.

Assim, pode comer abacate, só não pode exagerar, senão os ponteiros da balança sobem facilmente!

Figo: Amigo da Digestão!

Apesar de não ser muito consumido no Brasil, o figo é rico em enzimas importantes para o processo digestivo. Uma dessas enzimas é a ficina, que auxilia, também, na digestão das proteínas, e ajuda a reduzir o tempo em que o bolo fecal permanece no intestino, o que facilita a sua eliminação. Essa enzima possui ação similar a outras duas enzimas que falaremos em seguida, a bromelina e a actinidina.

É uma fruta leve que pode ser consumida em qualquer horário, sem maiores problemas.

Kiwi

Falando em enzimas, precisamos falar do kiwi! O kiwi possui uma enzim, a actinidina, muito importante para o processo digestivo, já que, sendo proteolítica, ajuda na digestão das proteínas e estimula os chamados receptores do cólon, ajudando, assim na mobilidade do cólon e, consequentemente, na evacuação. No mais, o kiwi é fonte de fibras, o que ajuda, e muito, a evitar e combater a prisão de ventre.

Apesar de ser uma fruta leve, de fácil digestão e não muito calórica, não dá pra exagerar. Assim, a quantidade recomendada, por dia, é de duas unidades, no máximo.

Abacaxi: Tudo de Bom!

Quem faz dieta vive comendo abacaxi, e isso é ótimo por vários motivos. Um dos motivos mais relevantes diz respeito a digestão das proteínas, que é o tipo de nutriente de mais difícil digestão. O abacaxi contém em sua composição uma substância chamada bromelina, que é uma enzima importante para digestão das proteínas, sendo essa, aliás, a sua principal função. Como facilita a digestão das proteínas, acelera o processo digestivo e evita a prisão de ventre.

Além disso, o abacaxi é diurético e possui propriedades antioxidantes, o que beneficia o organismo como um todo.

Amora: Gostosa e Super do Bem!

A última frutinha laxante é a amora, que, além de deliciosa, faz um bem danado pra saúde! Ela é rica em substâncias antioxidantes, sobretudo as antocianinas, que ajudam nos casos de prisão ventre. Estudos revelaram que os taninos, espécie de polifenol, ajudam a regular o intestino. Além disso, ela possui muitas fibras, em especial a pectina, que turbina o trânsito intestinal.

Assim como a amora, as demais frutas vermelhas, como o morango, por exemplo, também, possuem essa função e podem ser consumidas sem problemas.

Bom, frutas é que não faltam, não é mesmo? É só escolher a opção que mais se adequar ao seu gosto e bolso e consumir sem medo!

Beijos

Ju Lopes

Frutas Que Acabam com a Prisão de Ventre!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

2 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

2 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás