Quando falei das doenças de carnaval, citei o herpes, que é uma doença causada por um vírus e transmitida, também, pela saliva.
Trata-se de uma doença infecciosa altamente contagiosa, na maioria das vezes benignas, causada por dois vírus da família dos Herpersviridae, que infecta células de forma lítica e causa lesão.
Basicamente, o herpes é dividido em simples (tipo 1 e 2) e zoster.
No tipo 1 e 2, a doença tem as mesmas características, mas atingem áreas diferentes do corpo, já que a tipo 1 aparece predominantemente na boca, embora possa surgir em qualquer outra parte do corpo, e a tipo 2 se restringe somente a área genital.
No herpes simples, a lesão se apresenta em forma de pequenas bolhas de base avermelhada que causam dor e ardência.
A primeira manifestação do herpes simples vem acompanhada de uma inflamação de grande porte e causa muito mal estar.
O vírus causador do herpes simples tem um tempo de vida que varia entre 7 e 10 dias, tanto para quem faz, independente de tratamento.
Assim, em até 10 dias após o surto, a pessoa já está curada.
Essa doença pode se manifestar inúmeras vezes ou apenas uma vez, já que tudo depende do organismo de cada pessoa.
Alguns fatores, como estresse, determinados medicamentos, febre, exposição solar, menstruação ou situações de menor resistência favorecem a recaída da doença.
A transmissão do vírus ocorre predominantemente no contato direto pessoa-pessoa, independente da presença de lesão ativa.
Existem casos raros de infecção através de objetos, sendo que os primeiros sintomas, após o contágio, aparecem em duas semanas.
Segue no próximo post…
Beijos
Ju
[email protected] /https://www.facebook.com/JuLopesPE