Leite Faz Bem Ou Faz Mal?

Desde sempre eu não gosto de leite. Primeiro que o gosto é, para mim, horrível, e segundo que toda vez que tomava leite minha alergia, que me acompanha desde pequena, piorava, e muito.

A cisma é tão grande que quando eu como qualquer coisa que eleve leite no preparo (pão, bolo, queijo etc), já sei que vem alergia junto e, por isso, já deixo a loratadina (receitada pela minha médica) por perto. Além da alergia, me sinto muito mal, e não, não tenho intolerância à lactose e nem alergia a proteína do leite.

Imaginava que fosse só eu que “evitasse” o leite (não tomo nenhum, nadinha), mas andei lendo que a coisa é muito mais controversa do que parece, já que muitos especialistas sustentam que ele traz inúmeros malefícios, enquanto outros creditam a ele benefícios importantes.

Para esclarecer as principais dúvidas, vamos ao post!

Pode ou Não Pode Tomar Leite?

Poder, você, teoricamente, pode tudo, a questão é se deve ou não deve. O fato é que ele é, sim, uma ótima fonte de proteínas e de cálcio, mas também pode causar ou piorar determinados tipos de alergia (meu caso).

leite g1 - Leite Faz Bem Ou Faz Mal?

Os médicos ortomoleculares, de modo geral, não recomendam, pois ele não é bem digerido pelo organismo e há quem sustente que a ingestão do leite aumenta o muco, sobretudo quando se está resfriado, mas não existem, até o momento, estudos que comprovem esse feito, e o que acontece, sugerem especialistas, é um maior espessamento da saliva, que é diferente do muco.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Alergia a Proteína do Leite é Igual a Intolerância à Lactose?

Não, são coisas completamente diferentes! Quando se tem alergia a proteína do leite, o sistema imunológico reage especificamente contra à proteína do leite, de qualquer leite, inclusive de cabra, de vaca, dentre outros, pois o nosso organismo “entende” que essa proteína precisa ser combatida, pois é um “ser” estranho.

No caso da alergia a lactose, o que acontece é a ausência ou deficiência de uma determinada  enzima que se chama lactase, que tem por função digerir o açúcar natural do leite, a lactose. Se não existe essa enzima ou se a sua produção é deficiente, quando a pessoa ingere leite, o seu açúcar é “fermentado” dentro do organismo e causa vários problemas.

Em casos específicos de intolerância à lactose, há quem sustente que todo e qualquer laticínio deva ser evitado, mas isso vai depender de cada caso, pois cada pessoa tem um grau de intolerância, que pode ser mais ou menos agressiva. Assim, dependendo do caso, a pessoa não pode consumir o leite, mas consegue consumir seus derivados normalmente. O ideal, claro, é obter orientação de um especialista.

Leite Orgânico: O Que É Isso?

O leite orgânico é aquele leite em que as vacas não são medicadas com antibióticos e nem consomem hormônios para aumentar a produção do leite, além de, também, não se alimentarem em pastos ricos em fertilizantes, o que o torna mais puro e é, sim, melhor para a saúde.

Segue no próximo post!

Beijos

Ju Lopes

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

daniela alb - Daniela Albuquerque revela seu guarda-roupa

Daniela Albuquerque revela seu guarda-roupa

leite - Dúvidas sobre o Consumo de Leite

Dúvidas sobre o Consumo de Leite