Dúvidas sobre o Consumo de Leite

Qual a Diferença do Leite Desnatado para o Integral?

Há quem diga que o leite desnatado nada mais é que o leite “normal” aguado, mas não é nada disso! O leite desnatado é um leite com menos teor de gordura saturada e de colesterol, mas não há redução de nutrientes e, teoricamente, acréscimo de água.

Além disso, há diferentes porcentagens de cálcio e de sódio nos dois tipos de leite, mas as quantidades são irrelevantes.

Um mito forte é o de que o leite desnatado é isento de colesterol, o que é uma mentira, já que todos os alimentos de origem animal possuem, sim, colesterol e, no caso do desnatado, o que existe é uma redução desse colesterol, já que a porcentagem de gordura também é reduzida.

leite

Leite e Doenças

1.  Leite Causa Acne? Existem estudos que relacionam o leite à acne, inclusive um estudo feito em Harvard, nos Estados Unidos, sugere que os hormônios das vacas funcionam como uma espécie de pré-hormônios nas células de gordura e que seriam hormônios similares aos causadores da acne. Contudo, é um estudo isolado e ainda não comprovado.

2.  A ingestão de leite pode causar pedra nos rins? Como o cálcio está relacionado ao cálculo renal, porque ele vai acumulando e tende a ocasionar as “pedrinhas, há quem ache que o leite é um causador das temidas pedras nos rins. Contudo, é preciso saber que o cálcio, isoladamente, não causa pedras nos rins, já que inúmeros fatores interferem na formação dos  cálculos.

Há estudos que sustentam que, ao contrário do que se imagina, o cálcio, desde que ingerido na medida adequada, protege os rins, mas esses estudos ainda não são conclusivos.

3.  O leite piora a gastrite? Piora sim, mas tudo depende da forma de consumo, já que, quando consumido isoladamente, puro, ele pode, sim, levar ao aumento do suco gástrico. Mas, consumido em conjunto com outros alimentos, não tem problema.

Leite de Vaca X Leite de Soja: Qual É Melhor?

O leite de vaca, de modo geral, é mais nutritivo que o leite de soja, mas se esse for enriquecido com minerais, pode ser tão nutritivo quanto o leite de vaca. Entretanto, é preciso saber se esses nutrientes adicionados ao leite de soja serão ou não bem absorvidos pelo organismo, porque tudo depende se o nutriente está ou não na sua forma de absorção mais fácil

Leite x Atividade Física: Pode ou não Pode?

Há quem questione se o consumo de leite após a atividade física é benéfico para o organismo ou não e, segundo estudos recentes, a resposta é sim! A Universidade do Canadá realizou um estudo e demonstrou que mulheres que ingerem, após a musculação, até dois copos de leite, ganham mais massa muscular ao mesmo tempo em que perdem mais gordura quando comparadas a mulheres que fazem uso de energéticos.

Isso acontece porque o leite reidrata o organismo, o que ajuda a restituir suas funções e garantir o seu funcionamento.

Dúvidas respondidas? Quem tiver outras, é só mandar, tá?

Beijos

Ju Lopes

Dúvidas sobre o Consumo de Leite
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.