Categories: Saúde

Meditação Reduz as Dores Crônicas

Aproveitando que estou falando de meditação, fui pesquisar outras coisas relacionadas ao tema e, olha que legal, vi que já existem estudos que sugerem que ela ajuda na minimização da dor.

Um estudo feito na Universidade de Manchester, no Reino Unido, e publicada pela revista especializada Pain, demonstrou que indivíduos que tinham na meditação uma prática regular conseguiam suportar melhor as dores, já que, não se sabe o motivo, os seus cérebros conseguem antecipar a sensação de desconforto. Por esse motivo, aliás, é que a meditação tem sido muito difundida em pacientes com dores crônicas, como a fibromialgia e a artrite.

As dores crônicas levam os pacientes á um ciclo vicioso, já que elas causam contração muscular, o que gera uma piora na percepção da dor, e a meditação entra justamente pra quebrar esse ciclo vicioso, já que o foco do paciente muda e deixa de ser a dor e a doença em si. Parece papo de “maluco beleza”, mas já foi comprovado por estudos científicos, e, além disso, existem muitos relatos médicos que, mesmo antes desse estudo, já sustentavam isso.

Acontece que, mesmo com tantos estudos, de tantas universidades renomadas, apresentando resultados positivos a meditação ainda é vista com ceticismo e preconceito por muita gente, sobretudo pela classe médica. Contudo, com a comprovação de que a dor possui um componente afetivo muito grande, notou-se que somente analgésicos não são suficientes e que a meditação ajuda demais nesses casos, já que em comparação aos pacientes que não meditam, os que meditam evoluem melhor.

Sabe-se que a meditação proporciona benefícios tanto físicos quanto psicológicos. Em relação aos benefícios físicos, esses estão relacionados com a liberação de determinados neurotransmissores que ajudam a reduzir o desconforto e a dor. Os benefícios psicológicos, por outro lado, estão relacionados com a forma como a pessoa passa a encarar a dor, com a mudança de postura em relação a dor que se processa dentro dela, que ao invés de negar e rejeitar, compreende e acolhe.

Outro benefício importante da meditação é em relação a ansiedade, que é reduzida com essa prática, e isso ajuda, claro, no tratamento de qualquer doença, já que estando calma, a pessoa reage melhor e absorve melhor o tratamento indicado. Para pessoas que convivem com a dor todos os dias, esse é um ponto muito importante, já que aprende-se a “conviver” com essa sensação enquanto isso for inevitável.

Assim, se realizada da maneira correta e rotineiramente (tem que ser todo dia!), a meditação pode ajudar muitas pessoas, sobretudo aquelas que apresentam dores crônicas como a fibromialgia e a artrite, bem como a fadiga crônica, o estresse, a ansiedade, a irritabilidade, o câncer (sobretudo em pacientes que se submetem a quimioterapia), a esclerose múltipla, distúrbios nervosos e mal de Parkinson, dentre muitas outras.

O que vale ressaltar aqui é que a meditação, que possui várias modalidades, é um complemento, um coadjuvante que auxilia se feita em conjunto com os tratamentos tradicionais. É sempre bom ressaltar isso porque algumas pessoas usam essas terapias alternativas como válvulas de escape e o caminho, obviamente, não é esse!

Beijos

Ju Lopes

 

Meditação Reduz as Dores Crônicas
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

1 dia atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

6 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

6 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

4 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

4 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

4 semanas atrás