Recentemente foi divulgada uma lista com os cinco alimentos considerados como os mais saudáveis do mundo: a pimenta preta, a pimenta chili, o manjericão, o damasco e o arroz preto.
Se assustou com a lista? Eu também! Mas adorei saber que as pimentas e o manjericão fazem parte, porque isso eu consumo regularmente! Conheçam abaixo os maiores benefícios de cada um desses superalimentos!
Pimenta preta: a pimenta preta é rica em fibras, potencializa a liberação de ácido clorídrico, é antioxidante, auxilia na digestão e é uma boa opção para quem tem problemas de gazes. Além disso, não possui contra indicações e pode ser consumida por todo mundo. Para deixar tudo ainda melhor, pode ser adicionada em vários alimentos e possui um preço acessível.
Pimenta chili: a pimenta chili é mesmo poderosa! Só de vitamina C ela possui uma quantidade três vezes maior que a laranja, por exemplo. Além disso, possui capsaicina, uma substância que ajuda a reduzir o apetite e a aumentar o gasto calórico. Ou seja, faz bem e ainda ajuda a emagrecer!
Como se não bastasse, é fonte de vitamina A, vitamina B, aminoácidos e minerais, como o magnésio e o ferro. Sua ação antioxidante está relacionada a presença do betacaroteno e ácido fólico, e ela ainda faz bem para quem costuma ter dores de cabeça, já que favorece a liberação da endorfina, que é um analgésico natural.
Manjericão: só para começar, o manjericão é altamente antioxidante, graças aos altos teores de betacaroteno, o que ajuda a combater os radicais livres, proteger as células e evitar o envelhecimento precoce.
Além disso, é rico em vitamina C, ferro, potássio, cálcio, magnésio e flavonoides.
O magnésio melhora o fluxo sanguíneo e reduz o risco de várias doenças, inclusive as cardiovasculares, enquanto os flavonoides protegem as células e o organismo como um todo da ação dos radicais livres.
Por fim, o manjericão contém óleos voláteis, como o eugenol, o estragol ,o sabineno, o linalol , o mirceno e o e limoneno, o que reduz a formação de bactérias.
Damasco: o damasco é uma fruta pouco difundida aqui no nordeste, mas os benefícios são tantos que vale o consumo! Ela é rica em betacaroteno, que é antioxidante, evita o envelhecimento e protege as células, além de melhorar a imunidade, além de conter altos teores de vitamina C, vitamina B1, vitamina B5, magnésio, potássio, ferro e cálcio.
Ajuda em casos de prisão de ventre e de retenção hídrica, além de ser pouco calórica. A atenção precisa ser dobrada, entretanto, quando o consumo é da fruta desidratada, que é rica em açúcar e bem mais calórica, mas, de resto, todo mundo pode consumir sem medo!
Arroz preto: o arroz preto é protéico, é rico em vitaminas, sobretudo vitamina C, vitamina E e as vitaminas do complexo B, em ferro, em antocionina e em fibras, sendo, por isso, bastante antioxidante e ótimo para melhorar o funcionamento intestinal, aumentar a saciedade e fazer uma bela faxina no organismo. O ideal, aqui, é consumir no máximo três colheres por dia e não esquecer de tomar muito líquido!
Beijos
Ju Lopes