Qual a importância do café da manhã? Torne esta refeição completa!

Muitas vezes a gente acorda atrasada, vai para o banho em cinco minutos, passa um make no rosto, pega a chave do carro e, chega ao trabalho. Não esqueceu de nada aí nesta lista? Vamos pensar: o café da manhã talvez? E é! A importância dele logo pela manhã é enorme para que o organismo fique bem ao longo do dia.

E mesmo nos dias que você está atrasa, comer corretamente antes de sair de casa é fundamental para sua cabeça, estômago, fígados e até o cérebro não ficarem mal e nem prejudicarem sua saúde. “O café da manhã é importante, pois é a primeira refeição que o nosso organismo tem acesso depois de horas de jejum. As reservas de energia estão baixas ao acordarmos, pois mesmo em repouso o nosso corpo continua gastando energia para manter nossas funções vitais” explica a nutricionista Mariana Duro, de São Paulo.

E quando ela fala em atividade vital, incluí: atividade cerebral, respiração, circulação sanguínea e outras mais. Outra função importante do café da manhã é amenizar a fome nas outras refeições. “Fato que reduz o risco de comer excessivamente ao longo do dia. Começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar energia, resultando numa queda do gasto calórico, ficando mais difícil perder peso”, explica a nutricionista.

cafe-manha

Mais do que isso: comer de forma saudável na primeira hora da manhã ajuda a queimar mais calorias, porque acelera o metabolismo e em jejum isso não acontece, pois ficar sem comer é não dar ao corpo uma energia reserva para ele gastar. “Sem café da manhã você pode sentir tonturas, ficar de mau humor, ter dor de cabeça e de estômago e mal-estar”, alerta Mariana.

Um café da manhã saudável inclui, de acordo com a profissional, carboidrato, proteína e fibras. Desta maneira, o corpo ficará equilibrado. “Diferente do que muitas pessoas pensam, o carboidrato deve ser consumido pela manhã porque o açúcar encontrado no corpo logo que acordamos está em um nível baixo e precisa aumentar. Neste caso, a energia vem deste carboidrato, que pode ser encontrado em pães integrais, que incluem fibras, torradas, cereais e frutas”, garante Mariana.

Outra dúvida frequente que as pessoas têm sobre o café da manhã é se fazer exercício físico pela manhã em jejum é permitido. De jeito nenhum! “Ficar sem comer e ir para a academia pode dar tontura e até desmaios. Outra questão é que você vai perder massa magra em vez de gordura. Isso porque o corpo está sem energia para queimar gordura, então queima massa magra que é mais fácil”, diz.
Confira três opções de café da manhã elaboradas pela nutricionista e que estão totalmente dentro das prioridades da refeição: saúde e bem-estar!

Opção 1

1 fruta picada com farinha de linhaça e canela em pó

1 copo de leite de soja

1 fatia de pão integral com geleia

Opção 2

1 copo de suco batido com chia em sementes

2 torradas integrais

2 fatias de peito de peru

2 fatias de mussarela de búfala

Opção 3

1 taça de salada de frutas

1 iogurte natural desnatado

2 colheres de sopa de aveia em flocos

Qual a importância do café da manhã? Torne esta refeição completa!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.