Quem Pode Fazer A Reflexologia?

Como é a consulta com um reflexologista?

Essa é uma dúvida bastante comum, porque quase ninguém sabe o que exatamente esperar de algo que trabalhe com os pés, não é mesmo?

Mas o que se faz na primeira consulta é conhecer e avaliar todo o histórico do indivíduo, e isso inclui o seu estilo de vida, seus hábitos, quais os problemas de saúde existentes, como é a sua alimentação, se pratica ou não esportes e coisas do tipo. Tudo isso é necessário  para que o terapeuta possa identificar corretamente o que está e o que não está funcionando corretamente no organismo.

Cada sessão de reflexologia dura até uma hora e o indicado é que seja realizada uma sessão por semana para manutenção da saúde geral, ou de dois em dois dias em casos de necessidades mais urgentes, como dores agudas, por exemplo.

Por que a reflexologia funciona?

A medicina tradicional chinesa enxerga o corpo humano, o organismo, de forma integral, sendo que os pés, as mãos e as orelhas são tidas como regiões que representam cada parte desse organismo, e, quando corretamente estimuladas, geram um maior fluxo de energia, o que beneficia todo o corpo.

Captura de tela inteira 07052013 221514

Assim, há os efeitos mediatos e os efeitos imediatos, como, por exemplo, relaxamento, melhora na circulação sanguínea, melhora nas dores e maior energia e disposição.

Crianças e gestantes podem se submeter ao tratamento?

A  reflexologia pode sim, ser feita em crianças e em gestantes, trazendo, para ambos, muitos benefícios.

Nas crianças, por exemplo, cujos órgãos ainda estão em formação, a reflexologia atua estimulando essa formação. No caso de crianças muito agitadas, irritadas e nervosas, ela também ajuda a relaxar, sendo uma ótima opção para crianças obesas, já que trata a ansiedade.

No caso das mulheres grávidas, o tratamento não é indicado, já que, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o estímulo gerado pela reflexologia, que é forte e intenso, pode acabar acelerando o parto.

Quais são as contra-indicações?

Inicialmente é preciso ressaltar que o tratamento deve ser feito por alguém que tenha conhecimentos técnicos e treinamento para tal. Procure sempre indicações e cuidado com profissionais que não fazem as devidas avaliações, já que em alguns casos esse procedimento não é indicado, como, por exemplo, em gestantes, conforme exposto acima, em  indivíduos com quadros de osteoporose, hemorragias, doenças cardíacas graves, bem como nas mulheres que estão no período menstrual.

Dicas Extras

A reflexologia oferece excelentes resultados, que podem ser potencializados se feita em conjunto com outras técnicas, como a acupuntura, por exemplo. Dessa forma, trabalha-se de forma mais intensa e os resultados são mais rápidos e eficazes.

Essa é uma técnica em que, exceto em crianças e idosos, se usa o toque forte, com pressão intensa, então, caso você não tenha muita tolerância  a “dor”, evite.

O escalda pés feito antes da reflexologia é para deixar os pés mais sensíveis ao toque, e, por si só, já promovem um relaxamento grande.

Alguém aqui já fez? Eu adoro, mas ainda acho a acupuntura mais efetiva, sabe?

Beijos

Ju Lopes

Quem Pode Fazer A Reflexologia?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.