Reflexologia: O Que É?

Vocês sabem que adoro as terapias mais alternativas, não é?  Prefiro, sempre, optar por técnicas não invasivas e que tratem o corpo de forma integral.

O que é  reflexologia?

Uma dessas técnicas é a reflexologia, cuja teoria se baseia no fato de que os órgãos, glândulas, nervos e todas as outras partes do corpo estão conectados a pontos reflexos nos pés e também nas mãos e orelhas. A técnica consiste em estimular, pressionando, esses pontos para gerar uma resposta na área relacionada. Cada região deve ser pressionada com intensidades que variam, justamente para se obter o efeito desejado, que é beneficiar diferentes partes do corpo.

Antes de começar a falar da reflexologia, explico logo que ela não diagnostica doenças e nem funciona como tratamento médico, mas sim, restaura o equilíbrio do organismo e harmoniza o corpo como um todo, o que pode ajudar nos processos de cura.

Captura de tela inteira 07052013 221517

Como a reflexologia age?

Aqui no ocidente, o tipo mais difundido de reflexologia é a podal, que, dizem, é também a mais efetiva e a que apresenta efeitos mais rápidos, isso porque, supostamente, todos os órgãos do nosso corpo estão espalhados em alguma parte do pé, seja nas laterais, na planta ou no dorso, locais onde se encontram milhares de terminações nervosas.

A reflexologia podal é mais utilizada do que a reflexologia feita nas mãos porque eles são mais sensíveis ao toque e abrangem uma área maior de tratamento.

A medicina tradicional chinesa tem um “mapa dos pés”, onde cada órgão ou sistema do organismo está representado, e é com base nesse mapa que a reflexologia atua.

O pé esquerdo está relacionado com a parte esquerda do corpo, e todos os sistemas e órgãos que estão nesse lado, e o lado direito se relaciona com os órgãos e sistemas do lado direito.

Benefícios da reflexologia para a saúde

Aqui no ocidente, a reflexologia não é utilizada para tratar ou curar problemas graves, mas é fato que, não só aqui, mas em todo o mundo, ela é utilizada como coadjuvante, como um sistema de tratamento complementar que ajuda em casos de irritabilidade, tensão, depressão, problemas no fígado, estresse, ansiedade, câncer, diabetes, problemas cardiovasculares, insônia, dores de cabeça, sinusite, problemas alérgicos e muitas outras doenças, além de, é claro, gerar um relaxamento profundo, melhorar o bem-estar e, consequentemente, a qualidade de vida do indivíduo.

Por tratar a ansiedade e o estresse, a reflexologia pode ser um tratamento de grande ajuda em casos de obesidade e excesso de peso, que estão claramente relacionados a esses dois problemas. Assim, a reflexologia ajuda a restaurar o equilíbrio perdido e evita a compulsão alimentar, bem como ajuda a acelerar o metabolismo, o que promove uma maior queima de gordura, e promove uma liberação de líquidos, já que desintoxica o organismo, o que melhora os quadros de retenção hídrica.

Há estudos que relatam, inclusive, que os seus efeitos são tão poderosos que ela pode ser tão eficaz quanto analgésicos utilizados para tratamento de dores agudas, mas estes estudos ainda são recentes e não conclusivos.

Beijos

Ju Lopes

Reflexologia: O Que É?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. Oi Ju. Parabéns pelo artigo!

    Infelizmente, mesmo no Brasil, as pessoas ainda não acreditam muito nos benefícios das terapias alternativas.
    Lembro-me quando atendia clientes com a Reflexologia, muitos saiam da sessão tão aliviados e relaxados que ficavam espantados como uma técnica que utilizava os pés era capaz de promover bem estar para todo o corpo!

    Abraço

    1. Oi Rafa, tudo bem? Ah, eu amo todas as técnicas orientais, e se as pessoas soubessem o bem que elas fazem…

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.