Categories: Saúde

Sexualidade feminina e saúde psíquica

O assunto é completamente complexo e de muita importância para a saúde psíquica da mulher. As queixas mais frequentes são os conflitos conjugais provocados pela ausência ou deficiência nas relações sexuais. Tal fato, quase sempre ocorre em razão de disfunções sexuais, sendo as mais recorrentes como anorgasmia (inibição do orgasmo), desejo sexual hipoativo e vaginismo (dor na penetração). As disfunções interferem diretamente na qualidade da atividade sexual, que é uma das mais destacadas fontes de prazer e elemento fundamental para a promoção de saúde.

Somos capazes de amar o outro até o ponto que nos amamos, assim as falhas sexuais e emocionais importantes precisam ser tratadas possibilitando sua realização plena, tanto como mulher quanto como pessoa. A mulher precisa compreender o quanto o sexo é importante e necessário para primeiro sua vida e segundo, a vida a dois.

A anorgasmia é a dificuldade que a mulher tem em atingir o orgasmo. Um conjunto de fatores psicológicos conduz a ocorrência desta disfunção, como, por exemplo, frustração, baixa autoestima, dinâmica do casal, hostilidade, receio da perda do auto controle e inabilidade do parceiro na atividade sexual.

As dificuldades orgásmicas são as queixas sexuais mais frequentes das mulheres. O orgasmo é uma sensação absolutamente subjetiva e muito prazerosa na qual se atinge o ápice do prazer. Além do prazer, tem a função de liberar energia sexual represada no corpo, beneficiando a preservação da saúde psíquica e física da mulher. O clímax da relação sexual é resultado de uma excitação crescente que exige entrega, sentimentos e sensações.

Muito importante é lembrarmos que o orgasmo realiza-se no universo psíquico das emoções e não no físico material. Muitas mulheres não alcançam a maravilhosa experiência do absoluto prazer orgásmico em razão de estarem presas a elementos culturais associados à falta de conhecimento, orientação e educação sexual.

O desejo sexual hipoativo consiste na falta ou diminuição do apetite sexual natural. Nesta disfunção, a mulher apresenta baixos níveis de fantasias, pensamentos e vontade de praticar a atividade sexual. Para ela, o sexo não faz falta. A falta de libido envolve uma complexidade de fatores, tanto de caráter orgânico quanto psicológico. Mitos, crenças e preconceitos decorrentes da cultura social estão relacionados ao contexto da sua vida e somam-se às cobranças pelo parceiro, estresse, rotina do casal, baixa auto-estima em relação à autoimagem, falta de intimidade e afeto.

A ausência ou diminuição do desejo sexual traz como consequência imediata a discórdia conjugal. Lembramos que a mulher necessita de contato físico, consistente no carinho e afeto, cuja ausência torna o ato sexual desprazeroso para a mulher e consequentemente resulta em indiferença ou até mesmo hostilidade em relação ao parceiro, tornando um ato que deveria ser o clímax em frustração para ambos.

O vaginismo é uma disfunção extremamente prejudicial ao relacionamento porque impede a cópula vaginal. A mulher apresenta ansiedade ou fobia tão acentuadas que, de forma involuntária, contrai os músculos do períneo próximo ao terço inferior da vagina no momento em que é tentada a penetração vaginal. Assim, por mais que esteja desejando a relação sexual, não consegue controlar o movimento de contração tornando impossível a obtenção do ato sexual saudável.

É óbvio que disfunção tão prejudicial produz na mulher consequências gravíssimas, afinal interfere diretamente na sua realização e concretude da condição de mulher. Além de obstruir a construção do relacionamento homem/mulher, é causa de vários distúrbios emocionais, como depressão, irritação, mau humor, impaciência, raiva, baixa-autoestima, sentimento de inferioridade e incapacidade.

Portanto meninas, a saída é procurar um médico, psicólogo, fazer terapia, porque tem saída sim!

Beijos, Rogéria.

Sexualidade feminina e saúde psíquica
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

2 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás