Categories: Saúde

Vitamina C É Tudo de Bom!

Acho que todo mundo sabe que vitamina C é tudo de bom, né? Eu, pelo menos, sempre ouvi isso aqui casa, e a justificativa era que essa vitamina “protegia a saúde”, o que não deixa de ser verdade, já que ela reforça o sistema imunológico.

Acontece que nessa agonia e correria que a gente vive, quase nunca dá tempo de comer tudo certinho, não é mesmo? Mas, mesmo assim, é preciso selecionar os alimentos que consumimos com um tantinho mais de cuidado e enriquecer a dieta com vitamina C, que é um nutriente essencial para o nosso organismo, sendo que a sua deficiência causa problemas como inchaço, hemorragia na gengiva, escorbuto e dificuldade de cicatrização, dentre outras coisas.

No mais, é uma vitamina que turbina o sistema imunológico e protege o organismo das doenças cardiovasculares, das doenças oportunistas, da baixa imunidade, das doenças nos olhos e também do envelhecimento, coisa que nos interessa bastante, além de regular os níveis do colesterol e atuar no fortalecimento dos vasos sanguíneos.

 

Além da laranja, boas fontes de vitamina C são o limão, o abacaxi, o morango, a acerola, a goiaba, o maracujá, a salsa, o tomate e várias outras frutas e verduras que fazem parte do nosso cardápio diário.

Mas, vamos ver porque a vitamina C é tão poderosa?

A vitamina C combate a gripe?

Isso não é novidade pra ninguém, né?  O fato é que, tratando-se de um resfriado, a vitamina C não tem poder de cura, ou seja, ela não vai curar o resfriado, mas vai ajudar bastante, já que não deixa a doença evoluir pra quadros de pneumonia ou de infecções pulmonares, por exemplo. Então, simplificando, ela não cura, mas reduz a gravidade dos sintomas e também a duração da doença, o que, por si só, já é muito bom.

Existem inúmeros estudos, de todas as partes do mundo, que comprovam o poder da vitamina C, inclusive do Linus Pauling, que ganhou o prêmio Nobel duas vezes. Ele sustentava que altas doses dessa vitamina era eficiente contra resfriados e gripes.

Ainda hoje o tema é controverso, já que há quem sustente que a ação da vitamina C é a mesma de qualquer antioxidante, que vai também agir fortalecendo o sistema imunológico. Controvérsias a parte, o fato é que essa vitamina é essencial para o nosso corpo e para a defesa do nosso organismo.

A Vitamina C Pode Reduzir o Risco de Derrames!

Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que pessoas que possuem uma concentração elevada de vitamina C no sangue têm um risco menor de sofrer um acidente vascular cerebral. Notou-se que os participantes do estudo que tinham doses mais elevadas dessa vitamina tinham um risco até 42% menor de sofrer um AVC, o que é uma porcentagem bem grande.

A razão disso, de acordo com os estudiosos, ainda não está esclarecida, mas o fato é que a vitamina C pode sim ser um fator de prevenção contra derrames.

A Vitamina C Combate o Estresse!

Esse efeito da vitamina C muito nos interessa, porque, afinal, o estresse, infelizmente, faz parte de nossos dias, da nossa vida, e cada vez mais.

Uma pesquisa realizada na Alemanhã demonstrou que a vitamina C é de grande ajuda no caso de indivíduos estressados que tiveram o sistema imunológico comprometido por causa do estresse. 120 pessoas foram submetidas a situações estressantes, como resolver cálculos matemáticos ou falar em público, sendo que o primeiro grupo, com 60 pessoas, recebeu previamente 1.000 mg de vitamina C e o outro grupo não. Ao fim da análise percebeu-se que os níveis de estresse, medido tanto pelo alto nível do cortisol quanto pelo aumento da pressão arterial, foram significativamente maiores nos indivíduos do grupo que não recebeu o suplemento de vitamina C.

Em contrapartida, os indivíduos do grupo que recebeu a suplementação de vitamina C apresentaram-se menos estressados.

🔥DICAS CABELOS 🔝 🔝 🔥
    1. 🔝Botox capilar
    2. 🔝Cabelo Crescer Rápido
    3. 🔝Simulador de cabelo
    4. 🔝Queratina no cabelo
    5. 🔝Realinhamento capilar
    6. 🔝Fazer luzes para o platinado
    7. 🔝Matizador caseiro

A razão disso é que a vitamina C faz cessar a secreção do cortisol, o famoso hormônio do estresse, que é liberado pela adrenal justamente em momentos estressantes pra “avisar” ao corpo do “problema”. Além de combater o estresse, a vitamina C também atua na melhora do humor, já que age estimulando a produção de triptofano, que é um precursor da serotonina, aquele bendito que  que é o grande responsável pela sensação de bem-estar.

A Vitamina C Reduz o Crescimento de Tumores!

A revista  Proceedings of the National Academy of Sciences publicou um estudo  com resultados bem animadores. Nesse estudo foram analisados resultados do efeito da vitamina C nos tumores cancerosos e a conclusão final é de que essa vitamina possui um papel importante na redução do crescimento dos tumores. Ou seja, a vitamina C atuaria  evitando que esses tumores crescessem, o que já é uma grande notícia.

O que observou-se é que a ingestão de vitamina C em altas doses leva a um efeito chamado de pró-oxidação, que, supostamente, gera peróxido de hidrogênio, levando, assim, a eliminação das células do tumor.

A Vitamina C Potencializa a Absorção de Ferro

Uma constatação bem importante é que a vitamina C consegue potencializar, aumentar a absorção do ferro que foi  ingerido dos alimentos, o que acaba tendo uma ação positiva na prevenção da anemia. Qual a razão disso? Simples! É que a vitamina C é antioxidante, então ela age modificando a estrutura química do ferro, de modo que ele possa ser absorvido mais facilmente pelo organismo.

A dose mínima diária de vitamina C é de 90 mg para os homens e 75 mg para as mulheres.

A Vitamina C Pode Evitar Doenças Oftalmológicas

Além de todos esses benefícios, sabe-se que a vitamina C também ajuda na prevenção de doenças nos olhos. Um estudo feito pelo National Institutes of Health constatou que algumas vitaminas e alguns minerais, desde que consumidos em conjunto e diariamente, ajudam  a evitar a perda da visão, sobretudo a relacionada com a idade. Os minerais e vitaminas combinados são vitamina C, vitamina E, zinco, cobre e betacaroteno, que são formulados em conjunto e consumidos diariamente.

Beijos

Ju Lopes

Compartilhar
Tags: Sistema imunológicoVitamina C
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…