Categorias BelezaSem categoria

Doenças de Pele Causadas ou Agravadas pelo Estresse!

05

O estresse afeta a saúde de forma intensa, e isso acaba refletindo na pele, sobretudo quando ele faz parte da rotina, quando é um estresse prolongado.

Isso acontece porque o estresse gera alterações nos hormônios, que são as substâncias que comandam o nosso corpo, e com isso ocorre a liberação de algumas substâncias na corrente sanguínea, além da queda da imunidade, o que significa que nosso organismo fica mais vulnerável.

Na pele o estresse pode dar sinais variados, como aumento da oleosidade ou do ressecamento, descamações, dermatites, olheiras, falta de viço, pele mais grossa e até poros mais dilatados. Mas isso não é tudo… Ele pode causar vários outros problemas, como os que vamos citar agora.

A Tal da Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma doença que causa lesões avermelhadas que levam a descamação da pele e do couro cabeludo, e é causada por um fungo ( pityrosporum ovale) que  usa o sebo que é produzido pelas glândulas da pele pra se alimentar.

Parece que não, mas a verdade é que a dermatite seborreica é uma doença de fácil tratamento, sendo feito com produtos de uso tópico, como shampoos que tenham ativos que ajudem a combater a caspa, a oleosidade e os fungos, como o cetoconazol, por exemplo, além  de loções que ajudem no controle do problema e também medicamentos de uso oral em casos específicos.

O estresse pode desencadear ou piorar as crises de dermatite, e é bom lembrar da importância da exposição solar, claro que dentro dos horários recomendados, vez que ela ajuda a combater e reduzir o problema.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Crises Alérgicas

Alguém já notou que nos momentos de maior estresse as alergias “atacam”? Atacam sim,  e na pele isso pode se manifestar em forma de coceiras mais intensas e de prurido, e isso acontece porque o estresse atua nos mastócitos, células do tecido conjuntivo que possuem relação com as reações alérgicas.

Se isso acontecer, evite coçar a pele, já que isso pode aumentar a lesão, aplique água fria ou água termal na região e, caso não melhore, marque uma consulta com o seu dermatologista.

Espinhas e Cravos

A acne adulta vem afetando muita gente por aí, e até por isso espinha deixou de ser “coisa de adolescente” , porque pode afetar qualquer pessoa, inclusive “gente grande”.  Pois bem, o fato é que  um dos fatores que podem ocasionar a acne na idade adulta é o estresse, já que ele gera o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que deixa a pele mais oleosa, e, consequentemente, mais propensa à acne.

Se isso acontecer, resista a tentação de cutucar cravos e espinhas, já que isso  pode piorar o processo inflamatório. Lance mão de um bom sabonete para peles oleosas e com acne, pois ele terá ativos que vão ajudar a controlar a oleosidade da pele. Evite cosméticos e produtos oleosos, inclusive maquiagens, e apostes nos produtos oil free, com textura em sérum, gel ou gel-creme.

Rosácea

Quem tem rosácea geralmente apresente uma vermelhidão na face, e também vasinhos e inchaço, dentre outras coisas. A pele que tem rosácea tende a ser muito sensível, senso necessário evitar o uso de produtos que contenham álcool, corantes, aromas e ácidos, bem como as demais substâncias potencialmente irritantes. As crises de rosácea podem ser desencadeadas por diversas coisas, inclusive o estresse e a tensão, que não só desencadeiam como agravam quadros já existentes. O tratamento da rosácea não é complicado, mas é indicado que um dermatologista seja consultado para prescrever os produtos mais indicados, podendo, ainda, indicar medicamentos para conter o quadro.

Psoríase

A psoríase, doença que falei num post recente, é uma doença inflamatória sem cura (é crônica) e não contagiosa que se caracteriza pelo aparecimento de lesões descamativas e avermelhadas que não causam coceira.  A psoríase pode ser desencadeada ou ter a crise agravada pelo estresse, já que, desconfia-se, é uma doença muito ligada ao emocional. Via de regra, costuma “dar as caras” principalmente nos joelhos e cotovelos, e é importante manter a pele bem hidratada durante todo o dia.

O Estresse Leva ao Envelhecimento Precoce!

Ah, o estresse… Até levar ao envelhecimento precoce, o terror da ala feminina, ele leva, sabia? Pois é, os quadros de estresse acabam levando a perda da vitalidade e do viço da pele, além da maior probabilidade de manchas e linhas de expressão, bem como na redução do tônus da pele, o que significa mais flacidez, e isso tudo resulta numa pele visivelmente mais envelhecida. Pra evitar isso, não tem remédio, tem mesmo é que existir um maior controle das emoções, porque quanto mais estressadas ficamos, mais acelerada fica a produção dos radicais livres  e mais rápido o envelhecimento chega!

Furúnculo

Alguém aqui já teve furúnculo? Dói, né? Pra quem não conhece, o furúnculo é uma infecção que se manifesta como um nódulo endurecido e avermelhado, que tende a ter pus e a doer bastante. Via de regra, ele surge em regiões de “dobras”, como  nas axilas, ou em regiões onde tenham pelos, como a virilha, por exemplo. O estresse está bastante relacionado com esse problema, que precisa de tratamento medicamentoso com antibióticos, além da drenagem do furúnculo, que é também bastante dolorida.

Herpes

Tá aí outro problema que costuma surgir em momentos de muito estresse, tensão e ansiedade. Esse problema é sim causado por um vírus, mas as crises, na maioria das vezes, têm relações com problemas emocionais. Geralmente causa feridas nos lábios, e é indicado o uso de medicamentos e uso tópico e oral, em alguns casos, para evitar que o problema aumente ou se agrave.

 Micose

A micose também é um problema muito comum e está relacionada com o estresse na medida em que  tem a ver com a vulnerabilidade do sistema imunológico (o estresse  diminui as defesas do organismo). A micose é causada por fungos que se proliferam em ambientes quentes e úmidos, então é importante não “dar sorte ao azar”. Assim, enxugue bem as “dobrinhas”, incluindo o espaço entre um dedo e outro, após o banho, evite andar descalça em clubes ou banheiros  de clubes, dentre outras coisas.

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Hidratação com Leite de Coco e Limão

Hidratação com Leite de Coco e Limão   Cabelos lisos, encaracolados, coloridos, loiros, longos, curtos... São diversos os tipos e…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas Caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Cabelos

Umectação Capilar: O Que É? Como Fazer

O que é umectação capilar? O que é umectação capilar Diariamente, os cabelos sofrem, não apenas com os procedimentos químicos,…

  • Maquiagem

Como Aplicar Batom Vermelho – Boca Perfeita

Como aplicar batom vermelho 💄 Hoje o tutorial é para você mulher que quer saber como aplicar batom vermelho sem…

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…