Tutorial – Contorno e Iluminação (profundidade e iluminação aos olhos) – Parte 02

Olá meninas!

Hoje trouxe a segunda parte do tutorial sobre contorno e iluminação.

Como ontem dei ênfase ao rosto como um todo, hoje vou tratar especificamente dos olhos.

Muita gente tem as pálpebras inchadinhas naturalmente, principalmente quem tem o rosto mais cheinho, e  também, algumas meninas tem a pálpebra muito curta e pequena.

Além disso, sempre tem aqueles dias em que dormimos mal, ou dormimos pouco e normalmente já acordamos com os olhos mais inchados né. O mesmo ocorre quando a gente chora.

Mas isso tem que ser segredinho nosso né, ninguém precisa saber! ;p

E é exatamente pra isso que existe o contorno e a iluminação nos olhos.

O contorno dos olhos, assim como no rosto é feito para dar profundidade ao olhar, desinchando-os, e dando a impressão de olhos mais bonitos.

Por isso, quem já tem os olhos fundos, não precisa fazer o contorno.

Nos olhos, o contorno é feito com a marcação do côncavo, que muita gente tem dificuldade de fazer.

Mas onde exatamente é o côncavo?!

O côncavo é o espaço que existe entre o fim da pálpebra móvel e o ossinho acima dela.

O ideal é que a marcação do côncavo seja feita nessa região, esfumando-a sempre pra cima, em direção às sobrancelhas, principalmente pra quem tem a pálpebra móvel curta.

As sombras ideais para se marcar o côncavo são as escuras, e de preferência em tons neutros: marrom, chumbo e preto (pode-se também usar um vinho, fica ótimo principalmente em peles negras). Eu, pessoalmente, prefiro a sombra marrom, pois o acabamento dela, quando bem esfumado é mais natural.

Vejam os olhos sem e com a marcação do côncavo:

Eu utilizei uma sombra marrom para fazer a marcação, e a esfumei pra dentro da pálpebra, pois usei apenas ela, ok?!

Vocês conseguem perceber como o olho fica mais profundo e desinchado?! As fotos foram tiradas antes e depois da maquiagem.

Bom, mas muitas vezes, só feito a marcação de côncavo, os olhos podem ficar muito profundos e sem vida.

E é exatamente por isso que existe a Iluminação dos olhos! =D

A iluminação basicamente é feita no canto interno dos olhos e abaixo das sobrancelhas, podendo também ser feita no canto externo dos olhos, dando mais acabamento à maquiagem (adoro esse efeito – confiram no vídeo).

 

As sombras mais comumente usadas para a iluminação dos olhos são as que variam entre tons de branco, pérola, creme, rosa beeeem clarinho e champagne. Podendo ser tanto opacas como cintilantes.

A que eu usei nesse tutorial foi um rosa bem clarinho cintilante, quase pérola.

Bom meninas, quem já tem o olho mais fundo e prefere não fazer a marcação de côncavo, pode se valer apenas da Iluminação, que vai destacar mais os olhos, ok?!

Mas, mesmo quem tem os olhos mais inchados, desde que faça a marcação de côncavo, pode se valer a iluminação sim!!!

E aliás, podem usar quaisquer tons de sombra nas pálpebras, sejam opacos ou cintilantes, mas é sempre bom ter o côncavo marcado, com SUAVIDADE, lógico, e esfumado de preferência, para que o acabamento seja bem natural!! =)

Outra dica: quem tem a pálpebra curtinha, é bom evitar de usar um delineado muito grosso, pois ele vai cobrir toda a sua sombra, sem mostrá-la (a não ser que vocês usem apenas o delineado), mas com certeza, um delineado fininho e bem delicado fica muito mais bonito.

Muitas vezes, não é necessário nem usar o delineado, pois apenas usando um bom rímel de volume, as raízes dos cílios tanto superiores como inferiores, já engrossam bem, dispensando muitas vezes o lápis preto ou delineador (como eu mostro no vídeo).

Mas isso, vai do gosto de cada uma, ok?! Fiquem à vontade para usar aquilo que vocês se sintam bem, ISSO É PRIMORDIAL!!!! SENTIR-SE BEM! 😉

Confiram o passo a passo e mais dicar no vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=wE2oxB7tUfM

E inscrevam-se no nosso canal no Youtube.

Se gostarem, cliquem em GOSTEI pra mim lá também, ok?! Obrigadaaaa ;D

Os produtos usados nos olhos e nos lábios foram:

– Sombra Mineral Mary Kay – Cinnabar – www.mocabunitah.com.br

– Sombra Elke nº 35 – Rosa Claire

– Lápis nude Vult

– Máscara de Cílios Super Shock Avon

– Lip Gloss Victoria’s Secret Beauty Rush – Juiced Berry

Os produtos usados na pele, eu deixei listados na Parte 01 desse tutorial: https://www.patricinhaesperta.com.br/maquiagem/tutorial-contorno-e-iluminacao-afinando-e-iluminando-o-rosto-parte-01

Espero que vocês tenham gostado, e que aproveitem as dicas como quiserem e puderem, ok meninas?! 😉

Logo eu volto! =)

Um grande beijoooo pessoal!!!

Obrigada pelo carinho.

Até mais.

Paula Gil     (paula@patricinhaesperta.com.br)

 

Tutorial – Contorno e Iluminação (profundidade e iluminação aos olhos) – Parte 02
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

7 Comments
  1. Oi Paula, Gostei D++++++++++++++++++++++++++++++
    estou encontrando os problemas que eu nem sabia que tinha com maquiagem…
    O que eu percebia é que ás vezes quanto mais bem feita eu tentava fazer a maquiagem, PIOR ela ficava! 🙂 e eu sempre pensava que era a marca dos produtos! oh! que engano!
    vc usa várias marcas (inclusive as + baratas que tem na farmácia) e o resultado é perfeito!

    O que terá amanhã? já estou esperando!

    1. Poli, lembra aquele e-mail que vc me mandou? vc pode reenviá-lo pra eu te responder, eu acabei perdendo, pq mudamos o servidor, mas o endereço do email continua o mesmo!!
      obrigada floooorrr
      beijãoooo
      Sexta faço a make de noiva, especialmente pra vc ^^

  2. Paulinha,
    Me ajudando semppre hen valeu!
    eu tenho mesmo que comprar um pó iluminador ou posso continuar passando uma sombra dourada brilhante que uso no nariz e no osso da buchecha?
    Ai caramba! será q fica horrível e só eu n me toquei?

    Outra duvida é na quantidade de maquiagem, nas fotos da balada sempre parece q n passei nada, mas sim demorei lá fazendo tudo e nada de resultado rsrs e agora?

    obrigada bjs
    que bom q vc tá ajudando no patricinhas

    1. Oi Carol, se vc usa uma sombra dourada como iluminador, pode continuar usando sim! Esse que estou usando é bem discreto, mas sombras dourado ou champagne também podem ser usadas, desde que não fiquem muito marcadas, ok?!

      Quanto a quantidade de maquiagem, vc não precisa passar uma camada muuuito grossa, mas também não dá pra economizar muito… passe uma quantidade que cubra bem a pele, mas sem deixar muito grossa, porque se ficar muito grossa o efeito é pior do que sem maquiagem, acredite!
      às vezes também, vc pode ter essa impressão porque vc não usou primer antes da base, ou porque a base é muito fluída.
      Vc usa primer na maquiagem de noite? É sempre bom usar, pq vai garantir que a maquiagem dure horas!
      E durante a noite, opte por uma base com cobertura melhor! Eu indico a base de acabamento matte da Mary Kay para a noite.
      Durante o dia ou numa festa no fim da tarde, jantares, etc, saídas mais informais, prefira bases mais fluidas e leves, ok?!

      Espero ter ajudado
      grande beijoooo

  3. patricia mendes disse:

    Oi Paula, adoro suas dicas vc é ótima… Gostaria de uma dica sobre pó iluminador para finalizar e destacar a make, qual utilizar ? E gostaria de uma super dica para aplicação do cilios postiços , como devo colar e se devo usar na,parte superior e inferior?( meus cilios são ralos,). Por favor, me ajude…bjs no seu coração.

  4. Adoro as dicas dela são muito interessante ,sou maquiadora ,quem quiser ver minha pagina no face é Etielly Battu Make Up.^^

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.