A gente vive procurando meios de cessar o envelhecimento, mas antes disso é preciso entender como a pele envelhece. Afinal, é sabendo a causa que a gente trata os efeitos, não é mesmo?
O envelhecimento cutâneo ocorre a cada minuto e, infelizmente, não há como parar esse processo. Mas, ao mesmo tempo em que a pele envelhece, ela também se renova a cada instante, o que nos leva a crêr que dá pra “equilibrar” essa balança.
À medida que vamos envelhecendo, a nossa pele envelhece, e isso tem a ver com a tal da genética, que é quem determina as características da nossa pele, bem como quando ela vai ou não ficar mais flácida, mais oleosa, mais ressecada e por aí vai.
Nesse processo, chamado de intrínseco, não há muito o que fazer, afinal não temos, ainda, como controlar a genética.
Entretanto, a coisa muda de figura quando falamos do envelhecimento extrínseco, que decorre exclusivamente dos seus hábitos de vida. Ou seja, esse processo a gente tem como controlar!
Mas como controlar esse danado?
Simples: sendo absolutamente dependente do filtro solar, cuidando da pele diariamente, se alimentando bem, excluindo o fumo da vida, praticando atividade física, evitando o estresse e sendo feliz.
Bom, eu falei que era simples, e não que era fácil!
No próximo post a gente conversa direitinho sobre como desacelerar o envelhecimento, tá?
Beijos e bom domingo!
Ju Lopes