A pele que você vai ter daqui a cinco, dez, vinte anos depende dos hábitos que você tem hoje. Portanto é preciso saber qual pele você quer ter e, com base nisto, adotar os cuidados necessários para protegê-la e cuidá-la.
Como cuidar? Fácil, começando pelas dicas abaixo, que são formas de proteger a pele!
1- Proteja sua pele do sol
O sol, como se sabe, é responsável por nada menos que 80% do envelhecimento da pele, o que é MUITA coisa. Portanto, nada mais lógico, para quem não quer ter uma pele de maracujá seco, que proteger a pele do sol. Do filtro solar a gente fala já, mas a proteção que estou falando aqui é a proteção física, de usar bonés, óculos de sol, guarda-sol, de evitar se expor ao sol entre às 10 da manhã e às 4 da tarde, de proteger bem as mãos para que elas não envelheçam, porque, sim, os raios ultravioleta passam pelo vidro do carro.
2- Use Protetor Solar
As pessoas se enganam muito quanto ao filtro solar, porque acreditam que só devem usá-lo no verão ou, pior, só quando estão na praia ou na piscina. A verdade é que filtro solar é para ser usado todos os dias, chova ou faça sol, porque os raios ultravioleta agem durante todo o ano e não apenas quando o sol está “aparente”. Sim, mesmo no inverno, mesmo na chuva eles continuam agindo.
Além disso, os efeitos maléficos dos raios solares são cumulativos, e isso é determinante para o estado da sua pele a longo prazo, porque se você não cuida hoje, não usa filtro solar hoje, irá refletir lá na frente.
O filtro solar deve ser utilizado diariamente, com FPS de, pelo menos, 30, sendo aplicado ao menos 30 minutos antes da exposição solar, e por exposição solar aqui entende-se, por exemplo, a ida à padaria, o passeio com o cachorro e similares.
A reaplicação do filtro solar deve ser feita ao menos duas vezes durante o dia, para manter a pele protegida o dia todo, pois com o passar das horas ele vai ”perdendo o efeito”.
É bom lembrar que filtro solar se passa em abundância. Não é uma gotinha, é uma colher daquelas de chá, e cheia, que deve ser aplicada em todo o rosto, mãos, colo, pescoço, orelha e pés. No resto do corpo, nas partes que ficarão cobertas, um hidratante com filtro solar dá conta do recado.
3- Use O Protetor Solar Certo Para Seu Tipo de Pele
O protetor solar deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele.
Se a pele é mista ou oleosa, os produtos escolhidos devem ser oil free, em gel ou em forma de sérum. Os mais densos e cremosos não são indicados.
Na pele seca, os produtos podem ser densos, cremosos e mais consistentes, já que essa pele precisa de hidratação.
Peles sensíveis precisam de produtos suaves, sem substâncias irritantes ou que possam causar alergias.
Nesse post falamos sobre proteção e no próximo (AQUI) falaremos sobre cuidados, tá?
Beijos
Ju Lopes