Ponta seca, quase dura de tanto ressecamento, e raiz oleosa, vertendo brilho. Se esse é o caso do seu cabelo, bem-vinda ao time. Não que todas as mulheres têm esse problema, mas a grande maioria sim. E aqui não entra fio liso ou cacheado, preto, loiro ou ruivo. São outros fatores que desequilibram a saúde do cabelo, deixando-o mais seco numa região e mais oleoso na outra. As mulheres que têm cabelos mais finos sofrem mais com a questão. Mas não é só isso: a oleosidade extrema na raiz é sinal que o corpo está produzindo mais sebo, que resulta no brilho e neste aspecto sujo.
O primeiro passo é não lavar todos os dias. Por mais estranho que pareça, lavar todos os dias vai estimular a produção das glândulas sebáceas, que vão ficar mais fortes e jogar o sebo natural para os fios. Quem sofre com o problema sabe que é quase impossível ficar sem lavar os cabelos assim, já que logo depois de sair do banho, os fios parecem sujos na parte de cima e ficam espigados na parte de baixo. Mas tudo tem solução!
Vamos falar primeiro da parte oleosa, na região do couro cabeludo. Uma das alternativas vem da época da vovó: passar talco sem álcool e sem perfume ajuda a disfarçar a oleosidade. Você deve espalhar bem com a ajuda de um pincel grosso e largo. Outra forma é partir para a geração mais moderna: o xampu a seco. Que pode ser em spray ou pó e tem a mesma função que o talco: sugar a oleosidade e evitar aquele aspecto sujo. Já nas pontinhas secas, a dica é passar um reparador de pontas, à base de silicone e queratina, para selar e disfarçar o ressecamento. Óleos de argan, monoi, semente de uva e amêndoas também ajudam a amenizar o problema. Mas, em muitos casos, a dica é cortar a pontinha.
Uma forma de equilibrar esse problema é usar xampu específico para cabelo oleoso. Tratado a raiz, você vai conseguir tratar o fio. Esses produtos são feitos com ingredientes adstringentes, que têm a função de retirar o excesso de oleosidade da pele, fazendo uma limpeza na área e retirando o excesso de resíduos. Mas, por outro lado, esse xampu deixa a ponta dos cabelos ainda mais seca. Como você não vai querer que isso aconteça, é indicado usar um condicionador da mesma marca e sem deixar que este produto invada da metade para cima do cabelo! Assim também deve ser aplicada a máscara de tratamento uma vez por semana.
O mais recomendado para amenizar o problema da oleosidade na raiz e as pontas secas é lavar o cabelo a cada dois dias. Dando sempre um intervalo de 48h entre uma lavagem e outra. A cada dois meses, troque a marca do produto e pode intercalar o xampu para oleosos com o xampu para cabelos normais. Uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês, você pode optar por lavar com o xampu antirresíduos, seguindo por uma hidratação nas pontas. Ele também vai ajudar a retirar o excesso de produto e de oleosidade.