Já imaginaram tomar uma simples cápsula e ter cabelos lindos, longos, fortes e brilhantes? Pois o que não faltam são produtos que prometem isso e muito mais. Mas será que funcionam mesmo?
Os nutracêuticos e nutricosméticos são suplementos orais, em forma de cápsulas ou comprimidos, que, simplificando prometem fornecer ao organismo os nutrientes essenciais para que cabelos, unhas e pele fiquem mais saudáveis e, claro, bonitos.
Existem dezenas, senão centenas, de cápsulas capilares que prometem fortalecimento e crescimento dos fios, e todas possuem ativos como vitaminas, minerais, antioxidantes, queratina, cistina, aminoácidos, proteínas diversas, silício orgânico, licopeno e ômega 3, dentre outros. Quase todos contém Biotina (vitamina H), um dos principais ativos pra fortalecer os fios, que pode, também ser tomada “pura”.
Muita gente confunde as coisas e aqui vai um esclarecimento: os nutracêuticos não substituem uma dieta rica em vitaminas e minerais, e muito menos o tratamento tópico. O que ele faz é complementar, é atuar como coadjuvante.
A depender dos ativos presentes na formulação, as indicações podem ser diferentes, mas via de regra eles prometem o fortalecimento da fibra capilar, a redução da quebra e da queda, a redução da ação dos radicais livres, a redução da inflamação do couro cabeludo e o crescimento dos fios. Como brinde vem o brilho e a redução da porosidade.
Mas, o essencial aqui é melhorar o estado geral dos cabelos, fortalecendo e engrossando os fios, deixando-os mais volumosos, e cessar a queda, sendo que a melhora, na grande maioria dos casos, é de 70%.
Em muitos casos a queda de cabelo cessa mesma e o cabelo, além de ficar mais forte, cresce mais rápido. No meu caso, quem faz isso é o Pill Food, que tomo tem mais de 7 anos, mas um produto que é bem conhecido por seus efeitos é o Pantogar, que muita gente toma e ama.
Assim, como são coadjuvantes e ajudam os fios, ajudam no tratamento, não se pode pensar em parar com hidratações, nutrições e reconstruções, porque o nome é nutracêutico e não Papai Noel! Falo isso porque muita gente confunde, daí começa a tomar essas cápsulas e acha que não precisa fazer mais nada, e não é assim, porque senão o cabelo não vai melhorar! O que elas fazem é ajudar na parte interna, mas o cuidado tópico precisa ser mantido!
Outra coisa é que elas não previnem danos causados por químicas capilares como a descoloração, a tintura, a progressiva, o alisamento e outras. Ou seja, se você faz químicas, seu cabelo precisa de reconstrução, e mesmo que essas cápsulas tenham aminoácidos e proteínas, a reposição tópica precisa ser feita pra que o cabelo se recupere, entende?
Esse tipo de produto é de venda livre, o que significa que não precisa de receita médica, mas é sempre bom ter a indicação de um médico, sobretudo no caso de fórmulas que contenham vitaminas do complexo B, que tende a dificultar a perda de peso e piorar a oleosidade e a acne. Muitos são sem glúten, mas é bom prestar atenção pois alguém possuem sim glúten.
Beijos
Ju Lopes