Sempre que falo de alguma progressiva aqui e exponho a minha opinião, muita gente envia e-mail querendo opções de produtos que não contenham formol.
Gostaria muito de poder mostrar para vocês algum produto que realmente alisasse, fosse compatível com todo tipo de química e não contivesse, de forma clara ou velada, formol ou glutaral.
Acontece que eu, que “respiro” produtos capilares dia e noite, que testo dezenas de coisas por mês, não conheço esse produto.
O máximo que posso fazer aqui é orientá-las, explicando, de uma vez por todas, o que alisa ou não.
Qualquer alisante que circule dentro do território nacional precisa ser registrado pela Anvisa, e, até esse momento, os ativos relacionados como alisantes são: hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio, hidróxido ou carbonato de guanidina e ácido tioglicólico (tioglicolato de amônio).
Os produtos alisantes são obrigatoriamente registrados, vez que são classificados como grau 2, em decorrência do risco e da comprovação de suas finalidades.
Assim, alisantes são considerados grau 2, passam por análise prévia e no rótulo é possível encontrar o número do registro, que contém de 9 a 13 dígitos e inicia com o número 2.
Esses produtos passam por um controle para verificar a segurança, a eficácia e os riscos potenciais.
Já os produtos de grau 1 não precisam de registro, são submetidos a notificação eletrônica e não passam por análise prévia.
Os produtos de grau 1 são os de menor risco, que não necessitem de informações detalhadas de uso, incluindo restrições e modo de usar.
Então, se na sua “escova progressiva” tiver no rótulo a inscrição 343/05, tenha certeza de que não é um produto que pode ser utilizado para alisamento capilar, pois ele é de grau 1.
Acontece que a grande maioria das escovas comercializadas no país estão notificadas como grau 1, o que é um absurdo, porque elas não podem ser utilizadas para alisamento capilar.
E se o produto alisa, mesmo não podendo ser , de acordo com a Anvisa, utilizado pra alisar, aí tem coisa!
Infelizmente na nossa legislação existem muitas brechas, o que torna fácil burlar as regras, e enquanto isso não muda vocês precisam abrir os olhos.
Aprendam a olhar o rótulo, prestem atenção aos detalhes, pois é a saúde de vocês, inclusive a capilar, que está em risco!
Beijos