Recebi um e-mail essa semana com a seguinte afirmação:
Ju, o cabelo é matéria morta. Sendo matéria morta, os suplementos de aminoácidos, incluindo Pill Food e Pantogar, não fazem efeito, assim como produtos de uso tópico com aminoácidos.
Que cabelo é matéria morta, é fato e todo mundo sabe, mas uma coisa não tem nada a ver com outra! Bom, ao menos é isso que sustentam os tricologistas, que são médicos especialistas em cabelos!
Vamos raciocinar?
O cabelo é formado basicamente por água, lipídeos e proteínas, sendo que as proteínas representam até 90% da composição dos cabelos.
Essas proteínas são geradas pelas nossas células tendo por matéria-prima os aminoácidos (listinha, histidina, arginina, serina, treonina, ácido aspártico, prolina, glicina, alanina, cistina, valina, ácido glutâmico, tirosina, leucina, metionina, isoleucina e fenilalanina), então é lógico que os aminoácidos são absolutamente fundamentais para a saúde, força e beleza dos fios.
A reposição de aminoácidos, seja por qual via for, é essencial para recuperar os danos capilares, já que quanto maiores os danos, menores as quantidade de proteína nos fios.
Estando os fios frágeis, secos, finos, quebradiços, elásticos e sem vida, a suplementação é sim indicada e apresenta bons resultados com o uso contínuo.
Sim, usar a suplementação por dois meses não resolverá o seu problema, já que os resultados são gradativos, então é preciso ser persistente e manter o tratamento.
Além disso, essa reposição é extremamente indicada para tratar as quedas de cabelo, desde as que são causadas por estresse até as que possuem causas genéticas.
Pra quem sofre com fios finos e frágeis, ainda não vi coisa melhor que a suplementação oral de aminoácidos, que funcionam como “cimento capilar”.
Mas e a suplementação tópica, funciona?
Funciona sim!
No caso de shampoos, condicionadores, máscaras e leave-ins, os aminoácidos presentes na formulação auxiliam na reparação tanto da cutícula quanto do córtex.
Entretanto, o melhor, nesses casos, são os produtos sem enxágue (leave-in), que permanecerão nos cabelos por um tempo maior, conseguindo penetrar mais profundamente no interior dos fios.
Beijos
Ju Lopes