Quem aqui nunca ouviu que comer pães, massas e demais carboidratos à noite engorda? Eu sempreeee soube disso, o que, aliás, era praticamente um dogma na minha cabeça. Mas, li na revista Saúde que isso não passa de mito e, melhor, há um estudo israelense que sugere exatamente o contrário, pois, de acordo com o estudo, quem come carboidratos no período noturno come menos durante o dia e acaba perdendo mais peso.
Como se chegou a essa conclusão? Bom, o nono mês do calendário islâmico é marcado pelo início do Ramadã, período sagrado que dura 30 dias nos quais se deve jejuar desde a hora em que o sol nasce até a hora em que o sol se põe. A alimentação é, portanto, feita no período noturno, o que inverte os hábitos alimentares.
Essa inversão de hábitos levou os estudiosos da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, a analisarem como funciona o organismo nesses casos, onde o jantar é feito à base de carboidratos.
Observou-se, durante a pesquisa, uma alteração no padrão de liberação de diversos hormônios, como a leptina, a grelina e a adiponectina. A leptina é o hormônio que “avisa” ao cérebro que é hora de parar de comer e reduz o apetite, enquanto que a grelina desencadeia a sensação de fome, e a adiponectina age facilitando a ação da insulina, dentre outras coisas.
Esse estudo teve a participação de 78 homens acima do peso, que passaram a seguir uma dieta de 1500 calorias diárias, sendo que 50% da dieta era composta por carboidratos, 20% por proteínas e 30% por gorduras, o que é uma “divisão” equilibrada. A diferença aqui é que um grupo distribuiu o consumo de carboidratos ao longo do dia e outro, ao contrário, consumiu carboidratos apenas durante o período noturno.
Após seis meses, a média de perda de peso dos dois grupos foi basicamente a mesma, 10 quilos. Contudo, havia diferenças notáveis nos padrões das secreções hormonais, já que aquele grupo que consumia carboidratos apenas durante a noite apresentou um aumento nos níveis de leptina durante o dia, que é o hormônio que reduz o apetite, sem, contudo, apresentar qualquer pico nos níveis de grelina, que desencadeia a fome, o que significa que eles apresentavam uma sensação de saciedade bem maior do que o outro grupo.
Dessa forma, o estudo em questão fez cair por terra a crença de que comer carboidratos à noite é praticamente um crime contra a silhueta, o que é uma maravilha. Melhor ainda é saber que além de não engordar, aumenta a saciedade durante o dia, o que reduz – e muito – os ataques de gula, fazendo com que as pessoas se mantenham fiéis ao programa de redução de peso por muito mais tempo
A ciência muda tanto, todos os dias, que a gente fica sem saber o que pensar, né? Mas essa notícia me surpreendeu, e o bom é que é mais um mito que cai por terra. Mas, é claro, não pode exagerar, porque, no fim, o que engorda mesmo é consumir mais calorias do que se gasta, não importa se é essas calorias são provenientes de carboidratos ou proteínas!
No próximo post tem mais!
Beijos
Ju Lopes