Consumir Carboidratos à Noite Faz Bem À Saúde!

Além dos resultados positivos do estudo israelense, outros fatores corroboram a tese de que carboidrato à noite não engorda e, melhor, faz bem – muito bem – para  a saúde! Ótima notícia, não?

Notou-se, durante esse estudo, que a adiponectina, que é um hormônio que favorece a ação da insulina e o consequente aproveitamento da glicose, teve seus níveis aumentados na dieta do grupo que consumiu carboidratos apenas durante a noite, o que, em último caso, significa uma redução no risco de desenvolvimento da diabetes.

Além disso, a adiponectina possui efeito anti-inflamatório, de modo que níveis mais elevados dessa substância traz benefícios para todos os órgãos que são atingidos pela inflamação que é originada pela obesidade, como fígado e coração, por exemplo.

Além dos maiores níveis de adiponectina, notou-se que no grupo que consumiu carboidratos apenas no período noturno os níveis da proteína C-reativa, que funciona como um “termômetro” do estado inflamatório, reduziu bastante, em torno de 28%, o que é muita coisa se comparado ao segundo grupo, que consumiu carboidrato durante todo o dia, e teve uma redução da C-reativa de apenas 5.8%.

Captura de tela inteira 02042013 210927

Mas, qual a importância disso? Bom, a proteína C-reativa está muito relacionada às doenças cardiovasculares, e quanto maior a sua redução, menores são os riscos de problemas cardiovasculares. E isso significa menos chances de infarto, por exemplo, além de redução de problemas relacionados ao colesterol ruim, já que ela aumenta o bom colesterol e faz uma verdadeira faxina no aparelho circulatório. Isso, é claro, é muito bom para a saúde!

Outra notícia boa é que a perda de gordura foi predominantemente abdominal e, por isso, muitos são os benefícios, já que a gordura nessa região é altamente prejudicial, tendo relação, supõe-se, inclusive com o câncer, já que quanto mais gordura abdominal, maior será a produção de insulina, que acaba impulsionando o IGS1, molécula relacionada a diversos tipos de câncer, como o de ovário e esôfago.

Por tudo que foi dito, pode-se observar que os carboidratos, além de não serem os “vilões noturnos” que imaginávamos, podem sim ser muito benéficos para a saúde se consumidos no período noturno.

Mas vale abrir aspas para dizer que isso não é um “liberou geral”, não significa que pode se entupir de carboidrato. É preciso “medida”, é preciso bom senso, pois o carboidrato, assim como qualquer outra coisa, se consumido em excesso causa sim, malefícios, claro. Pior, ele fará exatamente o oposto de tudo o que foi descrito aqui e, mais que isso, vai levar ao aumento de peso.

Acho muito importante ressaltar esse tipo de coisa porque muita gente pode encarar esses dados como uma carta de alforria e disparar a comer bolos, biscoitos, massas e pães dia e noite, o que, com certeza, vai dar problema. Aqui vale a máxima de que a diferença entre o veneno e o remédio está na dose.

Então, nas quantidades adequadas, o consumo de carboidrato durante a noite está liberado, o que significa que não precisa mais que ninguém fique se torturando porque se jogou na pizza no domingo a noite.

Beijos

Ju Lopes

Consumir Carboidratos à Noite Faz Bem À Saúde!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.