7 Temperos e Condimentos Que Substituem o Sal!

Reduzir o Sal é Preciso!

O sal, na quantidade que consumimos hoje, é um vilão, e dos piores, já que está relacionado com a hipertensão arterial, que acomete milhares de pessoas em todo o mundo, com o desenvolvimento de doenças crônicas, com o câncer gástrico, com as doenças cardiovasculares, com a osteoporose, com a sobrecarga renal e com MUITAS outras coisas.

Para completar, o Brasil é um dos maiores consumidores de sal do mundo, e a nossa ingestão é bem superior ao máximo indicado, e isso em todas as regiões e classes sociais do país. Só para se ter uma ideia, o consumo recomendado por dia é de, no máximo, 2 gramas de sódio, e nós consumimos, em média, 16 gramas por dia. Ou seja, passamos, e muito, dos limites!

Uma coisa que pouca gente se lembra é que o sódio não é encontrado somente no sal, mas também nos embutidos, enlatados, alimentos em conserva, alimentos industrializados, dentre outros.

O que devemos fazer, então, é reduzir ao máximo o consumo de sódio, uma tarefa que pode ser bastante simples.

Temperos-que-aprimoram-receitas

A dica é investir  em especiarias e condimentos que damos pouca ou nenhuma atenção e que substituem muito bem o sal, proporcionando mais sabor e melhorando a aparência e a digestão dos alimentos, já que são fontes de nutrientes e antioxidantes.

Não sabe quais temperos, especiarias e condimentos são esses? Conheça já!

Veja alguns temperos que irão ajudá-lo a se manter longe do sal:

1- Cúrcuma

A cúrcuma é fonte de corcumina, que protege o organismo contra várias doenças devido ao seu alto poder antioxidante. Substitui bem o sal, dando sabor e cor aos alimentos.

2- Cebola e Alho

Dois “temperos” essenciais em qualquer cozinha que realçam e garantem o sabor dos alimentos. Além disso, são excelentes para o organismo, pois são anti-inflamatórios, possuem ação antioxidante, ajudam na redução do colesterol e da pressão arterial, previnem o câncer, protegem o sistema imunológico e são fontes de alicina e gama-glutamilcisteína. Ou seja, é para aderir já!

3- Gengibre

O gengibre, tradicional na culinária japonesa, possui um sabor doce e picante que proporciona sabor intenso aos alimentos. Além disso, é ótimo contra dores de cabeça, enjoos e ajuda a emagrecer, vez que acelera o metabolismo.

4- Salsa

A salsa, que pode ser consumida desidratada ou fresca, garante sabor aos alimentos, além de ser rica em bioflavonoides que combatem o câncer. Arroz com salsa fica uma delícia, já testaram?

5- Orégano

O orégano dá um gosto todo especial a molhos e pratos que levem tomates (vixe, pelo preço que tá, ninguém mais come tomate! Rsrs) e é um ótimo antifúngico.

6- Manjericão

Assim como o orégano, vai bem em molhos e pratos que levem tomates, mas funciona bem em saladas e outros pratos quentes e frios. O melhor é que, além de saboroso, é diurético e digestivo.

7- Pimenta

Aqui na Bahia não se come sem pimenta, de todos os tipos, e alguns tipos, como a pimenta do reino, por exemplo, substitui o sal muito bem, além de ser muito saborosa! Outra coisa boa da pimenta é que acelera o metabolismo, maravilha para quem quer emagrecer!

Beijos

Ju Lopes

7 Temperos e Condimentos Que Substituem o Sal!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.