Drenagem linfática elimina o inchaço, melhora a circulação e ameniza a aparência da celulite. Até aqui, nenhuma novidade. Clínicas e clínicas por todo o país estão cheias de promoções e horários para fazer a massagem em milhares de mulheres. É uma das técnicas mais indicadas para quem sofre com a retenção de líquido e também para mulheres que estão na luta contra a celulite e os quilos extras.
É ótima para pós-operatório e também para quem faz atividade física. A drenagem não tem contra indicação e pode ser feita em todas as mulheres a partir dos 18 anos. Mas a grande novidade da técnica que elimina o inchaço e ajuda a combater celulite, é que ela pode ser feita em casa. Sim, sem gastar muito dinheiro! Basta reservar alguns minutos antes de dormir e fazer uma massagem no seu corpo com as próprias mãos. O bacana é completar a massagem, incorporando a técnica em casa, além de fazer uma vez por semana a drenagem em uma clínica. O resultado será bem melhor e mais rápido!
Para fazer em casa, é preciso fazer uma esfoliação na pele antes de começar a massagem. Essa esfoliação pode ser feita uma vez por semana e não toda vez que você fizer a drenagem. A esfoliação vai ajudar a remover as células mortas e, assim, melhorar a circulação na região que você fará a drenagem. Use sempre um esfoliante com ingredientes naturais ou aquele velho segredo: açúcar e mel, aplicando de forma suave e circular em todo o corpo.
A drenagem deve ser feita sempre depois do banho, com água morna, sempre provocando um relaxamento maior. A temperatura da água, quando fica morna, ajuda a promover uma vasodilatação na pele, deixando o creme penetrar com maior facilidade no corpo. Assim, os ativos concentrados darão mais resultado. A drenagem pode ser feita apenas com as mãos, sempre com os dedos e sem força, ou também pode ser feita com a ajuda de um bambu ou escova especial, específica para a técnica. Mas saiba que nenhum movimento deve empurrar a pele. A drenagem é suave!
As partes do corpo que mais precisam de drenagem são, geralmente, o bumbum, as coxas e a barriga, pegando todo o culote. Isso porque, nesta áreas, ocorre a concentração e retenção de líquidos. Mas, antes de massagear essas regiões, ative a circulação fazendo movimentos circulares ao redor da axila, perto do peito e também no rosto. Todas as áreas, incluindo a virilha, são conhecidas como locais que têm os gânglios linfáticos. Quando você ativa, a drenagem linfática será bem realizada.
É um leve apertão, em círculo, para ativar estes gânglios e ter um resultado mais rápido. Os movimentos sempre bem suaves e sem machucar a sua pele. O indicado é fazer movimentos circulares com a ponta dos dedos na região a ser drenada, sempre empurrando o líquido para os gânglios linfáticos, que você ativou no começo. A mão pode ficar em forma de conchinha, que facilita o procedimento. Lembre-se que você precisa bombear a pele, levando o líquido para ser eliminado.
É importante beber bastante água antes, durante e depois do processo. A água vai limpar o organismo e ajudar na circulação, levando todas as toxinas para o xixi. Repita cada um dos movimentos pelo menos cinco vezes na mesma área. A massagem pode durar cerca de uma hora, dependendo de quanto você quer eliminar de líquido.