Chega esta época do ano e muitas mulheres que malham direto ficam apavoradas: como resistir aos ovos, sobremesas, colombas, barras e caixas de chocolate? Preto, branco, mesclado, com avelã e até com maracujá! Opções para cair na tentação não faltam, não é? Quem tem problema com isso, não consegue se controlar e acaba devorando todo chocolate que vê pela frente, atenção! Tem maneiras de driblar a vontade de comer doce e consumir esse alimento delicioso sem prejudicar tanto o trabalho na academia e nas clínicas de estética. E, claro, sem engordar!
O maior segredo, de acordo com as nutricionistas e esteticistas de plantão, é equilibrar a quantidade de doce que você ingere durante os dias do feriado. Além, claro, de escolher sempre pelos chocolates meio amargo ou com mais concentração de cacau (cerca de 70%). Estes dois tipos são um pouco mais caros, mas não prejudicam tanto a dieta e nem fazem tão mal à saúde. Levam menos gordura na composição e dão menos espinhas também! A questão é sempre comer pequenas quantidades e não deixar de fazer exercício físico durante esta semana.
A ideia para não engordar no domingo de Páscoa é sempre intensificar nos dias que antecedem ele: ficar 15 minutos a mais na esteira por dia, por exemplo, até chegar domingo, é uma forma de perder mais calorias. Assim, você perdeu bastante calorias ao longo da semana e pode comer a sobremesa sem culpa. As atividades aeróbicas, como aulas de dança, jump, bicicleta e corrida são as mais indicadas para quem quer perder barriga, sem deixar de comer o chocolate no feriado.
Outra forma de não engordar tanto na Páscoa é trocar o peixe frito por um salmão grelhado com molho natural de maracujá ou de gengibre, que é um termogênico e ajuda na queima de gordura. Além disso, em vez de batata frita ou arroz à grega, um arroz integral com ervas ou uma massa integral com molho de tomates frescos são bem menos calóricos. Não dá para deixar de lado os lanches a cada três horas e nem as frutas, ok? Elas vão ajudar a matar o desejo por doce!
Menos sal nas refeições, menos vontade de comer chocolate depois delas. Essa regra ajuda muito na hora de controlar a vontade pelo ovo de chocolate ou pela colomba pascoal. Nem pense em deixar de comer algo porque comeu chocolate. O doce não substitui os nutrientes de uma refeição e logo você vai querer comer mais, engordando mais! Na hora de comer o chocolate, que pode ser depois do almoço no meio da tarde, saboreie o bombom, deixando-o por um tempo na boca, derretendo. Você vai sentir mais o sabor e menos o desejo por devorar outros bombons.
E se você ganhou cestas, barras, ovos e caixas de chocolates e bombons, distribua a quantidade entre os amigos, leve ao trabalho e dê aos vizinhos. São gestos simpáticos e também uma boa tática de não comer tudo sozinha, engordando! A dica dos nutricionistas é sempre consumir até 40 gramas de chocolate meio amargo por dia. Mais do que isso pode interferir na sua perda de peso. Para segurar a vontade vale separar esta quantidade ao longo do dia.