Quantas Sessões São Necessárias?
A quantidade de sessões vai depender do que precisa ser tratado e da “resposta” do paciente, então é impossível prever de antemão quantas serão necessárias. O que se pode dizer é que os efeitos são rápidos e em pouco tempo a melhora vem.
Contudo, quem começa a fazer, dificilmente quer parar, pois a técnica gera melhora em todo o organismo, já que reequilibra-o.
Em Quais Casos é Mais Utilizada?
A acupuntura pode ajudar nos mais diversos tipos de problemas, desde o câncer, para amenizar os efeitos da quimioterapia, até dores diversas, como as lombares, cervicais e musculares, passando pela ansiedade, insônia, depressão, asma, alergias, obesidade, diabetes, enxaqueca e doenças de pele.
Estudos realizados na Unifesp, com cobaias, demostraram potencialização da memória após a acupuntura e se estuda no momento, os efeitos da mesma como estimulante da memória e do aprendizado.
No tratamento da enxaqueca a acupuntura e é largamente utilizada e demonstra excelentes resultados, assim como da rinite alérgica, das alergias diversas, da ansiedade e da depressão.
Além disso, pacientes que tiveram AVC e foram tratados com acupuntura demonstraram, segundo estudo realizado pela USP, resultados positivos em relação à paresia, que é a redução da força.
Comprovou-se que as picadas das agulhas liberam substâncias analgésicas, como a endorfina, por exemplo, que eleva à tolerância a dor e faz com que as “picadinhas” tenham efeito de relaxante muscular. No mais, a técnica aumenta em até 40% a produção do cortisol, que é um anti-inflamatório natural.
Em relação às dores crônicas, uma pesquisa coordenada por Andrew Vickers, pesquisador do Sloan-Kettering Cancer Center, utilizou dados de estudos clínicos feitos com 17,992 pacientes de cinco países (Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha e Suécia), e demonstrou que os pacientes que fizeram acupuntura apresentaram menos dores em casos crônicos de osteoartrite, cefaleia e lombalgia , o que mostra que essa técnica é uma opção válida e eficaz também para esses casos.
De modo geral, a medicina chinesa afirma que existem em nosso corpo, 1500 pontos sensíveis às agulhas, mas a medicina ocidental comprovou o seu efeito, até o momento, apenas em 360 pontos.
Atendimento pelo SUS
O valor de cada sessão de acupuntura varia bastante de um local para outro, mas a média é de R$ 60,00. Contudo, o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como hospitais universitários, já oferecem o tratamento gratuitamente.
Além disso, é preciso saber que a acupuntura é uma especialidade médica e, por isso, os planos de saúde devem cobrir esse tipo de tratamento. Entretanto, a grande maioria só “cobre” a sessão se a indicação for de um médico e o procedimento feito também por um médico, enquanto outros estabelecem limites para o número de sessões.
É preciso ter cuidado, contudo, com a escolha do acupunturista, isso porque se trata de uma técnica que atinge as terminações nervosas e é sim, invasiva. Procure referências, veja as formações profissionais e coisas do tipo.
No próximo post tem a lista das 41 doenças nas quais a OMS comprovou a eficácia da acupuntura, mas, com certeza, a lista é muito maior!
Beijos
Ju Lopes