Alguém por aqui se lembra do que é uma beterraba? Aquela meio bordô, do gosto adocicado e esquisito? Pois acho bom começar a lembrar e, melhor, começar a consumir! Por quê? Por vários motivos!
Primeiro que ela é rica em nutrientes e fibras que fazem um bem danado para a saúde, turbinam a imunidade, ajudam no combate ao câncer e reduzem a pressão arterial.
Nutrientes da Beterraba
A beterraba é rica em açúcares, sobretudo em sacarose, mas também em ferro, potássio, fósforo, sódio, cálcio, ferro, zinco, manganês, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5 e vitamina C.
Por conter muito ferro, é ótima para pessoas que apresentam deficiência em ferro, como as que possuem anemia ferropênica, sendo também um ótimo antioxidante.
Além disso, a beterraba ajuda a manter os níveis de líquido no corpo equilibrados, sendo importante para o bom desempenho das atividades físicas, é levemente laxante e indicada para quem possui problemas renais e retenção de líquidos, vez que ela é diurética.
Qual a Melhor Maneira de Consumir?
Todos esses benefícios descritos acima podem ser melhor aproveitados se a beterraba for consumida em forma de suco, bastando um copo ao dia, já que a grande maioria dos seus benefícios deriva dos níveis de nitrato que ela contém.
Falando em nitratos, é fato que até bem pouco tempo eles não eram muito bem aceitos e muito menos recomendados devido seu uso como aditivo alimentar. Entretanto, já existem estudos que demonstram que os nitratos que estão presentes na beterraba ajudam a reduzir a pressão sanguínea.
Reduz a Pressão Arterial
Estudo realizado pela Queen Mary University, em Londres, no ano de 2010 constatou que o consumo de um copo de suco de beterraba (250 ml) reduzia muito a pressão arterial por horas seguidas, uma ótima notícia para os hipertensos!
Um outro estudo, feito pelo Baker Heart and Diabetes Institute em Melbourne, na Austrália, constatou que o consumo diário de 500 ml de suco de beterraba reduz significativamente a pressão arterial por até seis horas.
Essa melhora se dá porque as bactérias presentes no intestino e na boca atuam convertendo os nitratos em gás de óxido nítrico, o que leva a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo, assim, uma melhor circulação do sangue.
Combate a Fadiga!
Além disso, os nitratos melhoram a resistência do organismo e trabalham em conjunto com outros antioxidantes presentes na beterraba para minimizar o oxigênio utilizado pelos músculos, o que faz com que eles funcionem melhor, o que, por fim, reduz o cansaço e a fadiga.
É Ótimo Para as Gestantes!
Mas não só os hipertensos se beneficiam da beterraba, pois uma porção contendo três beterrabas pequenas fornece até 75% do ácido fólico recomendado diariamente, o que beneficia especialmente as gestantes, já que ajuda na prevenção de más formações fetais.
No mais, é eficiente contra alergias, descongestiona as vias urinárias, combate inflamações e pode até evitar o crescimento de tumores, já que contém betacianina, antioxidante poderoso que vem sendo muito estudado devido as suas propriedades anticancerígenas.
Beijos
Ju Lopes