As nossas células estão sujeitas constantemente aos danos causados pelos radicais livres, aqueles que provocam o envelhecimento da pele e dos órgãos internos, além de ser o responsável por várias doenças e processos degenerativos.
Para se proteger desses malditos, precisamos consumir uma boa quantidade de antioxidantes diariamente, já que eles funcionam como um escudo de proteção.
Inúmeros nutrientes possuem ação antioxidante, como a vitamina C, a vitamina E, a isoflavona e os caratenóides, e muitos desses nutrientes são encontrados em frutas, o que facilita – e muito- o consumo.
Vamos conhecer as frutinhas poderosas?
Frutas Vermelhas
As frutas vermelhas, como o morango, a uva do monte, a framboesa, a ameixa, a amora e o cranberrie, dentre outras, são ricas em protoantocianidina , que fortalece vasos sanguíneos e linfáticos, ajudando na circulação.
Além disso, todas elas contêm ácido elágico, que protege as células e evita a formação dos radicais livres.
Essas frutinhas são tão poderosas que o Departamento de Agricultura Americano as incluiu entre os 20 alimentos antioxidantes mais poderosos.
Frutas Cítricas
As frutas cítricas, como a laranja, o limão e a lima, são ricas em vitamina C e bioflavonóides, que são antioxidantes poderosos.
Romã
A romã é tão poderosa, devido aos altos teores de flavonoides e vitamina C, antioxidantes potentes, que é considerada três vezes mais antioxidante que o chá verde e que o vinho tinto.
Além disso, é riquíssima em manganês, substância essencial para o nosso organismo.
Açaí
O açaí chega a ser 30 vezes mais poderoso que o vinho tinto, e isso decorre do alto teor de antocianinos, antioxidante potente que ajuda no combate ao envelhecimento e previne doenças degenerativas.
Sabe o melhor? A grande maioria dessas frutas é barata e acessível. Ou seja, todo mundo pode consumir e aproveitar os benefícios!
Beijos
Ju Lopes