in

Quais São os Benefícios da Caminhada?

Benefícios da Caminhada

Nenhum exercício é mais fácil, prático e barato que a caminhada. Você não precisa de nenhum preparo ou habilidade especial, ela pode ser feita a qualquer hora, em qualquer lugar, por qualquer pessoa, de qualquer idade, basta ter um tênis e disposição.

Mesmo que você nunca tenha feito nenhuma atividade física, ou esteja parada há muito tempo, ou seja sedentária, 10 minutos de atividade física por dia já ajudam e promovem melhoras e benefícios para a saúde. Quer saber quais são os benefícios? Vamos lá!

Promove uma maior sensação de bem-estar

Caminhar, sobretudo ao ar livre, em parques ou jardins, por exemplo, atua positivamente sob a saúde mental, melhorando o humor, evitando a irritabilidade, relaxando e turbinando a autoestima.

Estudos realizados na Universidade de Essex, no Reino Unido, compararam os dados de 1200 pessoas de gênero, idade e status de saúde mental diferentes e descobriram que as pessoas que faziam caminhadas ao ar livre, além de outras atividades também ao ar livre, como ciclismos, canoagem ou equitação, apresentavam maiores benefícios em relação ao humor e, também, à autoestima, independente do tempo dispensado para cada uma dessas atividades.

caminhada

Mantém a Depressão Bem Longe

Quando caminhamos, o organismo libera uma maior quantidade de endorfina, hormônio que, dentre outras coisas, é responsável pela sensação de relaxamento e alegria. E o corpo acaba viciando, tanto que, após um certo tempo, é preciso praticar cada vez mais atividade física para sentir os benefícios da endorfina, o que é um círculo vicioso dos bons, já que, quanto mais você caminha, mais produz esse hormônio e mais “animado” fica.

Garante a Saúde Cerebral

Que a caminhada faz bem para o corpo, ninguém duvida, né? Mas ela também faz bem para o cérebro, conforme estudos realizados pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que mostram que  o exercício físico tem efeito antienvelhecimento também no cérebro, ajudando a manter a memória ativa, assim como a capacidade de concentração. E esse não é o único estudo que aponta para esse sentido, pois um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh sustenta que pessoas que caminham até 10 km por semana possuem menos riscos de ter problemas de diminuição no volume cerebral, o que ajuda na prevenção da doença de Alzheimer e de alguns tipos de demência.

Minimiza a Sonolência

Quando caminhamos durante o dia nosso corpo acaba tendo “picos” de produção de algumas substâncias que são estimulantes, como, por exemplo, a adrenalina, que proporciona maior disposição, maior pique nas horas seguintes. Além disso, e apesar disso, caminhar também ajuda a dormir melhor durante a noite já que o corpo gasta mais energia, se cansa mais e necessita de mais repouso.

Ajuda no Combate à osteoporose

Caminhar gera impacto dos pés no chão e isso é muito bom para os ossos de maneira geral, já que a compressão gerada, bem como a movimentação, aumenta a quantidade de estímulos elétricos no organismo, ajudando na absorção de cálcio, o que torna os ossos mais resistentes e, portanto, menos propensos à osteoporose.

Beijos

Ju Lopes

1/8 - (2 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

juliana goes

Tudo sobre Cílios Postiços: como colocar e como tirar?!

Esfoliação: Pele Lisinha Já!