Devido ao baixo consumo de alimentos fibrosos, a constipação intestinal, conhecida como prisão de ventre ou intestino preso, transformou-se em, praticamente, uma epidemia.
É fato que o hábito intestinal é bastante variável de pessoa para pessoa, mas a literatura médica considera como normal a evacuação diária (até três vezes ao dia) ou, no máximo, de dois em dois dias. Quando isso não acontece nesse intervalo de tempo, caracteriza-se a constipação intestinal, que tende a se tornar crônica devido, justamente, à baixa ingestão de fibras, já que são elas que fazem com que o intestino funcione corretamente.
Ocorre que, ao invés de investir em alimentos fibrosos ou mesmo numa suplementação de fibras, a grande maioria das pessoas com constipação intestinal acaba optando pelos laxantes, uma solução tão rápida quanto perigosa, já que vicia o intestino a tal ponto que não faz mais efeito.
Para quem tem esse problema e quer se livrar de uma vez por todas, a dica é seguir os seis truques ensinados abaixo:
Evite Os Alimentos “do Mal”
Para dar fim à prisão de ventre, elimine, ou ao menos reduza da dieta, alimentos como café, frituras, chocolate, biscoitos recheados, bebidas alcoólicas, salgadinhos, chá preto, balas e alimentos ricos em açúcar.
Aposte nas Frutas Certas!
Algumas frutas, sobretudo se ingeridas com o “bagaço”, são muito benéficas para o intestino, como a laranja, a tangerina, o mamão e a ameixa, por exemplo.
Aumente o Consumo de Água!
Para que as fibras “façam o que devem fazer” é preciso aumentar o consumo de água, caso contrário a constipação piora.
Tanto a água quanto os sucos naturais (sem açúcar!) ajudam a hidratar e lubrificar a intestino, o que ajuda na formação e eliminação do bolo fecal.
Diga Sim Aos Alimentos Integrais!
Os alimentos integrais possuem uma quantidade de fibras maior que os refinados e, por isso, seu consumo é mais indicado. Assim, substitua o arroz “normal” pela versão integral e tente consumir ao menos uma porção diária de alimentos como trigo, aveia ou granola, por exemplo.
Outros alimentos ricos em fibras são as verduras, as sementes oleaginosas e as hortaliças, que devem ser consumidas diariamente.
Iogurtes
De modo geral os iogurtes são muito benéficos ao intestino, mas alguns, que são específicos para quem sofre de constipação, são ainda mais indicados. O consumo diário ajuda- e muito- na regulação do intestino.
Vitamina do Bem!
Minha nutricionista me indicou uma espécie de vitamina que, segundo ela, é dada aos pacientes com problemas de constipação no hospital onde ela trabalha e é “tiro e queda”!
Basta misturar meio mamão (daqueles pequenos), 1/3 da lata de ameixa seca, 2 colheres de aveia (o farelo, que é mais concentrado que a farinha), 1 pote (dos pequenos) de iogurte ou então o sumo de duas laranjas, com o bagaço.
É só bater tudo no liquidificador e tomar sem coar. Depois disso, água para dentro que o problema é resolvido!
Essa vitamina, que mais parece uma “papa” é fibra pura e pode se consumida diariamente, até que o intestino volte a funcionar normalmente.
Beijos
Ju Lopes