Suplementação de Fibras: É Necessária?

Muito se fala da importância das fibras para a manutenção da saúde. Contudo, apesar dessa recomendação, é cada vez menor o consumo de alimentos  ricos em fibras, o que, sabe-se, é um fato causador de muitas doenças do trato intestinal.

Por que isso acontece? Bom, porque as fibras alimentares são essenciais para o correto funcionamento do trânsito intestinal. Elas regulam o intestino e favorecem a eliminação de resíduos e toxinas acumuladas.

Mas não é só isso, as fibras, tanto as solúveis quanto as insolúveis, são extremamente benéficas em diversos casos.

As fibras solúveis, que são aquelas que absorvem água, transformam-se em um tipo de gel que evita que as gorduras sejam absorvidas pelo intestino e que elimina as gorduras das artérias, o que, dentre outras coisas, protege do câncer de cólon.

Além disso, as fibras solúveis retardam a absorção dos carboidratos, prolongam a sensação de saciedade (o que é ótimo para dieta!) e ajudam a reduzir as taxas do LDL, o colesterol ruim, já que reduzem também a absorção de gorduras.

O consumo adequado de fibras solúveis, por prolongar a sensação de saciedade e melhorar a digestão, é essencial para a perda e manutenção do peso.

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Já as fibras insolúveis, que são aquelas que não absorvem água, são as responsáveis diretas pela regulação do trânsito intestinal, o que evita problemas como constipação, colite e diverticulite. Mas não é só, pois elas aumentam a tolerância à glicose, o que significa uma redução da absorção da mesma.

Esses dois tipos de fibra ajudam a proteger o organismo de inúmeras doenças, como a diabetes, a obesidade, as doenças coronarianas, a constipação, a apendicite, a diverticulite, a síndrome do intestino irritável, o colesterol “ruim” e muitas outras. Além disso, elas “limpam” o organismo, potencializam a secreção do suco gástrico e contribuem para a fermentação bacteriana no cólon.

Diante disso, é indispensável que mantenhamos o consumo recomendado de fibras, que é de 30 gramas por dia.

Mas, acontece que, com a vida “louca” que levamos, acabamos não nos alimentando adequadamente e ao invés de frutas, verduras e grãos, que são ricos em fibras, consumimos, gorduras, fast food, salgadinhos e coisas similares.

Desse modo, é evidente que a ingestão de fibras não atingirá o mínimo indicado e isso significa que o organismo não funcionará como deveria. Por isso, em muitos casos, a suplementação de fibras é indicada, porque se você não supre pela alimentação, que seria o mais correto, tem que suprir de alguma outra forma!

Nesse caso, o ideal é procurar um médico ou nutricionista para indicar (ou não) a suplementação adequada.

Vale lembrar que, ao aumentar a ingestão de fibras, deve-se aumentar o consumo de água, pois as fibras solúveis só serão expelidas, fazendo uma verdadeira faxina no organismo, quando absorverem líquido. Se isso não acontece, o problema da constipação aumenta e as toxinas se acumulam no organismo, o que é um problema.

Alguém aqui já tomou algum suplemento de fibras? Já tomei e tomo, se quiserem um post sobre, é só falar!

Beijos

Ju Lopes

Suplementação de Fibras: É Necessária?
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. Oi Ju, tudo bom?
    A minha nutricionista me passou Fiber mais… manda diluir uma colher de sopa em um copo de água e tomar antes das principais refeições.
    Ela me passou isso, porque eu não consigo comer salada de forma alguma… e a ingestão da salada como entrada antes do almoço, diminui o índice glicêmico do organismo, fazendo com que a gente absorva menos gordura…
    Sò tem um problema, é bem chatinho ficar diluindo o FIber Mais em água, não dilui direito, fica empelotado e é um saco andar com esse pote pra lá e pra cá… Se tivesse fibra em cápsula eu preferia rs

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