Seis Truques Para Acabar Com a Constipação Já!

Devido ao baixo consumo de alimentos fibrosos, a constipação intestinal, conhecida como prisão de ventre ou intestino preso, transformou-se em, praticamente, uma epidemia.

É fato que o hábito intestinal é bastante variável de pessoa para pessoa, mas a literatura médica considera como normal a evacuação diária (até três vezes ao dia) ou, no máximo, de dois em dois dias. Quando isso não acontece nesse intervalo de tempo, caracteriza-se a constipação intestinal, que tende a se tornar crônica devido, justamente, à baixa ingestão de fibras, já que são elas que fazem com que o intestino funcione corretamente.

Ocorre que, ao invés de investir em alimentos fibrosos ou mesmo numa suplementação de fibras, a grande maioria das pessoas com constipação intestinal acaba optando pelos laxantes, uma solução tão rápida quanto perigosa, já que vicia o intestino a tal ponto que não faz mais efeito.

Para quem tem esse problema e quer se livrar de uma vez por todas, a dica é seguir os seis  truques ensinados abaixo:

Evite Os Alimentos “do Mal”

Para dar fim à prisão de ventre, elimine, ou ao menos reduza da dieta, alimentos como café, frituras, chocolate, biscoitos recheados, bebidas alcoólicas, salgadinhos, chá preto, balas e alimentos ricos em açúcar.

Aposte nas Frutas Certas!

Algumas frutas, sobretudo se ingeridas com o “bagaço”, são muito benéficas para o intestino, como a laranja, a tangerina, o mamão e a ameixa, por exemplo.

Aumente o Consumo de Água!

Para que as fibras “façam o que devem fazer” é preciso aumentar o consumo de água, caso contrário a constipação piora.

Tanto a água quanto os sucos naturais (sem açúcar!) ajudam a hidratar e lubrificar a intestino, o que ajuda na formação e eliminação do bolo fecal.

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Diga Sim Aos Alimentos Integrais!

Os alimentos integrais possuem uma quantidade de fibras maior que os refinados e, por isso, seu consumo é mais indicado. Assim, substitua o arroz “normal” pela versão integral e tente consumir ao menos uma porção diária de alimentos como trigo, aveia ou granola, por exemplo.

Outros alimentos ricos em fibras são as verduras, as sementes oleaginosas e as hortaliças, que devem ser consumidas diariamente.

Iogurtes

De modo geral os iogurtes são muito benéficos ao intestino, mas alguns, que são específicos para quem sofre de constipação, são ainda mais indicados. O consumo diário ajuda- e muito- na regulação do intestino.

Vitamina do Bem!

Minha  nutricionista me indicou uma espécie de vitamina que, segundo ela, é dada aos pacientes com problemas de constipação no hospital onde ela trabalha e é “tiro e queda”!

Basta misturar meio mamão (daqueles pequenos),  1/3 da lata de ameixa seca, 2 colheres de aveia (o farelo, que é mais concentrado que a farinha), 1 pote (dos pequenos) de iogurte ou então o sumo de duas laranjas, com o bagaço.

É só bater tudo no liquidificador e tomar sem coar. Depois disso, água para dentro que o problema é resolvido!

Essa vitamina, que mais parece uma “papa” é fibra pura e pode se consumida diariamente, até que o intestino volte a funcionar normalmente.

Beijos

Ju Lopes

Seis Truques Para Acabar Com a Constipação Já!
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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