Nosso corpo está totalmente interligado, as vezes um pequeno problema no braço reflete nas pernas, ou na cabeça, ou mesmo o mau funcionamento de um órgão acaba refletindo em outro que (supostamente) não têm nada a ver, e vocês concordam comigo que não tem nada pior que sentir dor e não conseguir descobrir a causa, fazemos de tudo e a bendita não passa.
Como, graças a Deus, a modernidade chegou pra tudo e pra todos, são poucos os problemas de saúde de difícil detecção ou controle, e são vários tipos de terapias e técnicas novas, usadas no tratamento desses males.
Uma terapia que ainda é novidade no Brasil, mas que já vem conquistando muitos adeptos, é a chamada Osteopatia, que consiste em, ajudar o corpo a voltar a funcionar normalmente por meio da estimulação e manipulação (usando apenas as mãos) de todo o organismo, principalmente, do sistema muscular e esquelético.
Normalmente é procurada quando outras terapias não fazem efeito e como complemento a medicina convencional, tratando desde de uma simples cólica de bebê até uma fibromialgia e até mesmo um deslocamento ósseo.
Dentre os seus benefícios destacam-se alívio das dores em menos tempo, diminuição do uso de medicamentos, melhora da circulação sanguínea, podendo ser buscada por quase qualquer um, as exceções são pessoas com câncer e pessoas com infecção, inflamação ou alguma virose; o motivo é que, por ajudar na melhora da circulação pode favorecer a metástase (em caso de câncer) e a contaminação de outras áreas, não infectadas, por vírus ou bactérias (em caso de infecção, inflamação, virose).
A técnica é muitas vezes confundida com a quiropraxia por causa das muitas semelhanças, porém cada uma tem sua particularidade, sendo que na osteopatia, dependendo do caso, pode ocorrer a manipulação de qualquer parte do corpo (inclusive regiões onde se situam órgãos como fígado, estômago, útero), enquanto que na quiropraxia, a manipulação ocorre na coluna vertebral (essa técnica trata da manutenção dos nervos da coluna).
As pessoas que buscaram esse tipo de tratamento contam que pode ser notada uma melhora já na primeira sessão. O que é maravilhoso; poder amenizar dores e desconfortos de alguma doença sem precisar se entupir de remédios.
Eu não conhecia e achei super interessante, principalmente por acreditar que nem sempre onde dói, é necessariamente onde está o problema. E vocês? Já conheciam a osteopatia?
Beijos,
Lili Nascimento
E-mail: [email protected]